Conheça os sistemas de segurança que previnem o roubo de dados e rastreiam os smartphones e tablets
Smartphones e tablets estão cada vez mais se tornando itens indispensáveis no cotidiano. Aparentemente simples, os aparelhos acumulam uma série de funções que facilitam o dia a dia. Aplicativos de bancos, GPS ou e-mail permitem o acesso rápido e atraem muitos usuários. Apesar disso, muitos usuários esquecem de tomar uma série de cuidados para garantir que seus dados fiquem protegidos.
O
usuário pode contar com soluções que vão desde o rastreamento do
aparelho perdido ou roubado até aquelas que protegem o sistema do ataque
de vírusItens básicos de proteção para esses equipamentos são os aplicativos (apps) que rastreiam os aparelhos. Para contar com esse recurso, os usuários devem fazer o download dos programas e deixar os celulares ou tablets conectados à internet. Em caso de perda ou roubo, é possível localizar os smartphones através de contas nos sites, podendo bloqueá-los, deixando-os inúteis para outras pessoas mal-intencionadas.
Antivírus
De acordo com o consultor e treinador em dispositivos móveis, Arthur Matos, dependendo da funcionalidade que os donos fazem dos aparelhos, nem sempre o serviço de localizador é suficiente para a proteção. Para quem usa aplicativos de banco, por exemplo, é essencial que se tenha um antivírus instalado para garantir que ninguém esteja invadindo seu sistema.
Pensando nessa precaução, o estudante de Farmácia, Ivo Ricardo, tem instalado um antivírus no próprio celular. Para o universitário, é uma forma de se ter mais segurança e poder localizar o celular no caso de perda.
O consultor Arthur Matos garante que não é lenda a história de que celular não pega vírus e lista uma série de precauções. "O primeiro passo para quem busca proteção é sempre usar uma conectividade própria. Wi-Fi públicos podem permitir que outros usuários acessem seu sistema e roubem dados". O segundo cuidado é ter um antivírus instalado. O consultor aconselha versões pagas para quem faz muito uso de tráfego de dados. Ele também lembra que "é desejável que se faça o cadastro do e-mail e do número de série do aparelho no site dos sistemas de rastreadores". Por fim, é recomendável que Bluetooth e Wi-Fi sejam mantidos desativados quando não estão em uso.
Outra dica importante é o uso de películas de privacidade. Elas impedem que vizinhos enxerguem o que você está fazendo no aparelho. Para quem utiliza serviços de GPS, é bom atentar que muito deles armazenam as rotas, o que pode colocá-lo em perigo no caso de perda ou roubo do dispositivo móvel. Arthur Matos também alerta que os códigos de bloqueio são facilmente burlados. Então, já não é possível se sentir seguro apenas com a senha de proteção da tela.
Lista de apps
Para ajudá-lo a encontrar qual o melhor aplicativo para o seu aparelho, listamos uma série de rastreadores e antivírus, que funcionam nos diversos sistemas operacionais.
"Bucar meu iPhone" é um recurso encontrado nos dispositivos móveis e computadores da Apple. Ele localiza o aparelho, emite sinal sonoro, bloqueia remotamente e permite que os dados sejam apagados. O aplicativo é gratuito e está disponível para o sistema iOS. O "Localizar meu Telefone" é um recurso para Windows Phone que tem as mesmas funcionalidades do aplicativo da Apple. Também é gratuito e opera somente em sistemas Windows.
O "Android Lost Free" possibilita a localização dos dispositivos móveis, além de obter fotos da câmera, bloquear o aparelho, gravar o som do microfone e apagar os dados pessoais. Funciona em sistema Android e também é gratuito.
O "BlackBerry Protect" exibe a localização aproximada do aparelho no site do aplicativo e permite o compartilhamento da conta com outra pessoa. Ele é um sistema da BlackBerry e é gratuito.
Já o "AVG Mobilation" é um sistema de antivírus que combate até malware, funcionando também como rastreador e controlador para smartphone. Ele é gratuito e está disponível para sistema Android em versões a partir da 1.6. Outra opção é o Kaspersky, que atua na verificação de vírus, filtra chamadas e SMS indesejadas, oculta contatos, bloqueia e localiza o aparelho em caso de perda, além de ter versões que otimizam o uso da bateria. O Kaspersky tem opções para smartphones e Androids que custam em torno de R$ 40 a anuidade.
Mais informações
Visite sempre as lojas online das operadoras e dos sistemas operacionais: Google Play, Apple Store, Marketplace (Windows Phone) e App World (BlackBerry).
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário