O Guaraná Antarctica foi pelo pelo segundo ano consecutivo a marca com o
maior número de fãs e seguidores do Brasil nas redes sociais, aponta o
balanço de 2012 do indexSocial, ferramenta que monitora mais de 700
marcas na internet.
Guaraná Antarctica lançou lata azul para comemorar
marca de 10 milhões de fãs (Foto: Divulgação)
Segundo o levantamento antecipado para o G1, o Guaraná
Antarctica conquistou 7,1 milhões de novos fãs em 2012, fechando o ano
com uma audiência de pouco mais que 10 milhões de pessoas em sua
plataforma do Facebook, 130 mil seguidores no Twitter e 23 mil
assinantes no YouTube.
No começo de janeiro, a marca de refrigerante lançou um lote de latas azuis para comemorar a marca de 10 milhões de fãs declarados da marca no Facebook.
Em segundo lugar no ranking de audiência de dezembro de 2012 ficou a Skol, seguida por Brahma Futebol, L'Oreal e Lacta (Veja lista abaixo).
|
TOP 10 DE AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS
Em dezembro de 2012* |
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|
Marca
|
Pontuação
|
|
Guaraná
Antarctica
|
1000
|
|
Skol
|
899
|
|
Brahma
Futebol
|
609
|
|
L'Oreal
|
523
|
|
Lacta
|
506
|
|
Claro
|
501
|
|
Hotel
Urbano
|
491
|
|
Dell
|
417
|
|
Chocolate
Bis
|
373
|
|
Itaú
|
365
|
|
Fonte:
indexSocial
*Número representa a soma indexada da audiência (fãs no Facebook, seguidores no Twitter e assinantes no YouTube) |
|
Na comparação com a audiência do final de 2011, saíram do top 10 as
marcas Nike Futebol, Halls, Peixe Urbano e Smirnoff, que foram
ultrapassadas por Lacta (que foi de 17º para o 5º lugar), Dell (81º para
o 8º lugar), Chocolate Bis (de 59º para a 9ª posição) e Itaú (12º para o
10º lugar).
Já no ranking de engajamento, que mede a soma total de reações dos fãs
(curtir, comentários, compartilhamentos, votos, 'mentions' e retuites), a
Brahma Futebol foi a de 2012, seguida por Skol, Guaraná Antarctica,
Chiclets e Stella Artois Brasil. Completam o top 10 de engajamento no
Brasil as marcas Lacta, Samsung, Arezzo, Hotel Urbano e Halls.
Criado em 2011 pela agência Espalhe, o indexSocial monitora a presença e
o engajamento das marcas no Facebook, Twitter e Youtube. A ferramenta
segue a lógica dos índices das bolsas de valores, que elencam as ações
mais negociadas. A marca com maior audiência nas redes sociais tem 1000
pontos.
Segundo a Espalhe, o volume de interações aumentou mais de 10 vezes entre dezembro de 2011.
"Com o crescimento constante das redes sociais, em especial o Facebook,
abriu-se um espaço poderoso para as marcas conversarem diretamente com
seus consumidores, ou melhor, com seus fãs. Nos 12 meses de 2012, ficou
claro que, mais do que aumentar a base, o desafio é manter a conversa e o
relacionamento constantemente. Este fato se traduz no crescimento da
interação que houve entre marcas e seus fãs no ano passado: um recorde
de 250 milhões de pessoas que mantiveram algum tipo de interação com as
marcas", diz o relatório do indexSocial.
Fonte: G1
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