PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

segunda-feira, 11 de março de 2013

Site mostra mapa com ciberataques globais

O mapa interativo Sicherheitstacho (que em português significa "Tacógrafo de Segurança") apresenta os ataques virtuais em todo o mundo

O Brasil está entre os dez países de onde mais partem ataques globais via internet. Com 337.977 ciberataques registrados no mês passado, o país ocupa a oitava posição na lista divulgada pelo portal Sicherheitstacho. Recém-lançado pela companhia alemã Deutsche Telekom, o site se destaca por apresentar um mapa com detecção em tempo real dos ataques que estão ocorrendo em todo o mundo, graças a uma enorme rede de 97 sensores colocados em vários pontos do planeta.

O serviço pode ser acessado por qualquer pessoa, no endereço "http://sicherheitstacho.eu". O portal foi desenvolvido pela operadora de telecomunicações Deutsche Telekom e anunciado na CeBIT 2013, a maior feira de tecnologia da informação do mundo, realizada em Hannover, na Alemanha.

A coleta dos dados que alimentam o site vem dos sensores chamados de "honeypot" (pote de mel) disponibilizados pela empresa em todo o mundo. Os sensores servem como chamarizes para ataques contra vulnerabilidades em serviços de rede, sites, smartphones e outros sistemas. Os incidentes são exibidos em tempo real na internet, em um mapa interativo.

A companhia usa a informação obtida a partir destes sensores para proteger seus sistemas e para alertar os clientes sobre a prevalência de ameaças específicas. A empresa também compartilha dados com as autoridades e outras empresas de segurança.

Ranking

Segundo os dados apresentados no portal, os principais países de onde os ataques são originados são Rússia (2,4 milhões de ataques), Taiwan (907.102 ataques), Alemanha (780.425 ataques), Ucrânia (566.531) e Hungria (367.966). Os Estados Unidos ficaram em sexto lugar com 355.341 ataques, seguidos pela Romênia, com 350.948, e pelo Brasil, com 337.977.




Nenhum comentário:

Postar um comentário