PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

sábado, 27 de abril de 2013

Religiosos encerram evento mundial hoje

Incentivar o protagonismo dos leigos é desafio para a Igreja Católica em sua ação evangelizadora

Canindé Depois de uma semana, termina hoje o II Congresso de Evangelização e Missão da América Latina e Caribe. O encerramento será marcado com a eucarística de clausura na Basílica de São Francisco, marcada para o meio-dia. O evento teve como lema "Novos Franciscanos, Nova Evangelização".

Com a participação de frades, religiosos e leigos de países da América Latina e Caribe, o congresso definiu ações de evangelização no continente. Árvores representando as nações participantes foram plantadas FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

Participaram ao longo da programação frades, religiosos e leigos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala Haiti, México, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela. Eles discutiram ações de promoção da evangelização.

Países como Espanha, Itália e Turquia estiveram representados por religiosos que atuam em outras províncias do continente latino-americano.

Incentivar o protagonismo dos leigos se apresenta como o grande desafio evangelizador do evento, que foi coordenado pelo Secretariado Interprovincial de Evangelização e Missão, da Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil.

Entre as autoridades da Igreja Católica, participaram o presidente da União das Conferências Latino-Americanas dos Frades Menores, frei João Inácio Muller; o secretário-geral de Evangelização, frei Arturo Rio Lara, da Cúria Romana; e frei Nestor Inácio Schwert, definidor geral da Província de São Francisco, natural do Rio Grande do Sul e residente em Roma. Todos os participantes foram unânimes em afirmar que a escolha do Santuário deu-se por conta da hospitalidade de seu povo, a força religiosa da cidade, a estrutura do santuário, as condições oferecidas pelos organizadores, a qualidade de hospedagem e o transporte e a segurança dos frades.

"Frei João Amilton dos Santos, pároco e reitor do Santuário, frei Jean de Sousa, guardião da Casa de São Francisco, e os vigários paroquiais, freis Joãozinho Sanning e Adimar Colaço, ficarão na história da Província de Santo Antônio do Brasil, pela qualidade na realização desse Congresso´´, disse frei Nestor.

"Canindé tem muito a ver com esse momento. Tem 66% de sua população que leva o nome de Francisco. Os religiosos que evangelizam em Canindé terão seus nomes lembrados para o resto da vida, afinal, fazer um evento dessa magnitude não acontece todo dia´´.

Durante a realização do evento, um momento chamou a atenção dos participantes: a homenagem da Secretaria do Meio Ambiente e da Paróquia. Após orações no Zoológico Municipal, os frades foram à Praça do Romeiro para o plantio de árvores nativas que simbolizaram a história de cada país da América Latina e Caribe. Antes do plantio, a pequena árvore foi abençoada e depois colocada em uma cova que tinha na frente uma placa com o nome do país de origem.

ANTÔNIO CARLOS ALVES 
COLABORADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário