PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Obra do Anel Viário está parada há cinco meses

Anel viário 
Estrada com percurso de oito quilômetros deve priorizar caminhões
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS 
 
Juazeiro do Norte. O crescimento urbano anda no descompasso das obras de mobilidade em cidades do Cariri. Na maior cidade da região, Juazeiro do Norte, o principal projeto nesse setor, a Avenida do Contorno, conhecida como Anel Viário, que deveria ser executado em sua primeira etapa, continua há mais de cinco meses parado.

As negociações com moradores e donos de terrenos para desapropriar a área da obra e dar continuidade ao projeto é o principal motivo relacionado aos atrasos. A previsão é que os serviços sejam retomados nos próximos meses, mas sem data definida. Os casos mais difíceis de resolver estão relacionados às propriedades com escrituras particulares.

Burocracia

Os processos burocráticos para torná-las públicas tem sido o empecilho, conforme o secretário de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, Akiro Meneses. De início, a liberação de uma licença ambiental para dar continuidade aos serviços foi outra justificativa da paralisação.

A obra do Anel Viário terá como principal finalidade liberar as vias do Centro, principalmente para veículos de maior porte, que fazem o trajeto até o município de Caririaçu, onde o tráfego aumentou desde a inauguração da Rodovia Padre Cícero. O trajeto reduz em cerca de 70 quilômetros o percurso para a Fortaleza.

A obra de pouco mais de 8 quilômetros deve contar com três etapas. A primeira poderia estar pronta em seis meses, desde que foi assinada ordem de serviço em maio do ano passado. O trecho inicial é de 3,4 quilômetros, no valor de R$ 3 milhões.

O valor total dos três primeiros trechos, quando a obra começou, era de R$ 22 milhões. O projeto é financiado pelo Banco Mundial (Bird), em parceria com o Governo do Estado e administração local, que está acompanhando as desapropriações. Mas, mesmo assim, apenas num pequeno trajeto foi feita a terraplenagem. Conforme Akiro, o problema está sendo solucionado com as últimas desapropriações para, então, dar continuidade ao primeiro trecho. Uma das expectativas era de que nas grandes romarias esse problema inicial estivesse em parte solucionado ainda neste ano. Desde que a ordem de serviço foi assinada no ano passado, durante a solenidade já havia sido anunciada a licitação da segunda etapa.

O secretário calcula o tempo de ano para negociações com os proprietários de casas e terrenos. Ele ainda diz que a iniciativa do projeto foi possibilitar a redução do fluxo no trânsito de veículos principalmente dentro da cidade. Atualmente, não há uma via alternativa para veículos de grande porte. "Com a Avenida do Contorno, não será resolvido o problema da mobilidade, mas parcialmente minimizado", explicao secretário. O primeiro trecho da obra do Anel Viário teve apenas cerca de 200 metros encaminhados, apenas com a terraplenagem. Esse trecho da etapa inicial chega a cerca de 1.300 metros.

Cruzamentos

O Anel Viário começa na saída da CE 060, na entrada de Juazeiro do Norte, no começo da Rodovia Padre Cícero, passando pela estrada Damião dos Coqueiros, Avenida Zé de Melo e pelas margens do Rio Salgadinho, na direção da Avenida Paulo Maia. A via contará com ciclovia, passeio para pedestre e mão dupla e será finalizada à altura da Avenida Padre Cícero, na CE 292, área de tráfego intenso durante o dia.

O arquiteto Jorge Mauro inclusive já fez um alerta de que nos próximos anos, caso não seja viabilizada alternativa de tráfego em Juazeiro do Norte, a cidade simplesmente para.

Elizângela Santos
Repórter
 Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário