PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Jogada Copa das Confederações - Cabe mais um

Fortaleza já tem três jogos previstos e poderá receber o quarto, caso Recife seja excluída do torneio em 2013
Se a exclusão de Recife da Copa das Confederações for confirmada, Fortaleza é uma grande candidata a herdar um dos três jogos que a arena pernambucana receberia. O anúncio oficial das sedes da Copa das Confederações será realizado no dia 8 de novembro e já se sabe que a capital cearense tem direito a três jogos. Em contrapartida, o atraso nas obras do estádio em Recife ameaça a participação da cidade nordestina no evento.

Castelão pode herdar jogo que tem tudo para ser da seleção espanhola Foto: Kid Júnior

A tal partida que pode vir para Fortaleza será no dia 16 de junho - marcada em Recife como embate entre as equipes B1 (que deve ser a seleção espanhola, campeã do mundo) e B2. As únicas duas sedes que não possuem jogos marcados para um dia antes ou um dia depois da data são Fortaleza e Salvador.

Marcado para um domingo, às 19h, o jogo será válido pela primeira fase da competição. As outras duas partidas, marcadas para os dias 19 e 21/06, possuem choques de data com as que Fortaleza já irá receber.

A Secretaria Especial da Copa (Secopa), por sua vez, já trabalha com essa possibilidade e garante que a Arena Castelão estará pronta para receber quantos jogos a Fifa desejar.

Exclusão de Recife
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou na semana passada que não acredita que todas as seis sedes do torneio estarão prontas a tempo. "Neste momento, não estamos no nível de ter seis estádios prontos para a Copa das Confederações", disse, alfinetando Recife.

Além da capital pernambucana, o evento-teste tem como sedes previstas: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador.

A Arena Pernambuco, por sua vez, foi vistoriada por técnicos da Fifa no dia 16 de outubro. Os visitantes se reuniram com o responsável pela Secopa/PE, Luiz Ricardo Leite.

O secretário pernambucano afirmou que a obra tem 64% de execução. "As obras na Arena Pernambuco, assim como as de todos os projetos viários referentes à realização da Copa das Confederações, encontram-se em execução sem nenhuma pendência. Seguimos, então, confiantes em participar do torneio", disse Leite ao site oficial da Secopa.

Já no último 18 de outubro, a Secopa/PE divulgou uma data definitiva para inauguração da arena - que está sendo erguida em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana de Recife. A ideia dos pernambucanos é receber o seu jogo inaugural no dia 14 de abril de 2013.

Carta-convite
O evento foi marcado para dois meses antes da Copa das Confederações e a escolha da data foi informada em uma carta-convite enviada pelo Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao presidente do Comitê Organizador Local (COL) e presidente da CBF, José Maria Marin.

Ainda de acordo com o anúncio da Secopa/PE, o agendamento desse jogo faz de Pernambuco o terceiro estado a ter uma data marcada para inaugurar a sua arena, ficando atrás apenas dos adiantados Castelão (15 de dezembro), em Fortaleza, e Mineirão (21 de dezembro), em Belo Horizonte (MG).

Fonte: Diário do Nordeste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário