Quem
foge do tema ou escreve até sete linhas tira nota zero. MEC exige que o aluno
cumpra cinco competências; vejam quais são.
A prova de
redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai exigir do candidato o
domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar
as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao
tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero
para a redação do candidato.
A redação será feita no dia 4 de novembro, o
segundo dia do Enem, junto com as provas de linguagens e matemática.
A redação deve ser um texto
dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da
redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de
"textos motivadores", que podem ser charges, quadrinhos, trechos de
livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e
ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo
Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.
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Veja os tema de redação nas edições do Enem
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Ano
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Tema da redação
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1998
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Viver e aprender
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1999
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Cidadania e participação social
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2000
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Direitos da criança e do adolescente: como
enfrentar esse desafio nacional
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2001
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Desenvolvimento e preservação ambiental: como
conciliar os interesses em conflito?
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2002
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O direito de votar: como fazer dessa conquista um
meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
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2003
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A violência na sociedade brasileira: como mudar
as regras desse jogo
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2004
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Como garantir a liberdade de informação e evitar
abusos nos meios de comunicação
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2005
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O trabalho infantil na sociedade brasileira
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2006
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O poder de transformação da leitura
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2007
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O desafio de se conviver com as diferenças
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2008
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Como preservar a floresta Amazônica: suspender
imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que
deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem
desmatar
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2009
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O indivíduo frente à ética nacional
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2010
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O trabalho na construção da dignidade humana
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2011
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Viver em rede no século 21: os limites entre o
público e o privado
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O G1 ouviu os professores de redação e
português do site Descomplica, Rafael Cunha, e Miguel Veloso de Araújo, do
cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para dar
dicas aos candidatos. Confira:
Aumenta
as chances de uma boa nota:
- Cumprir as cinco competências exigidas pelo MEC (veja abaixo);
- Ler com bastante atenção o tema proposto e as orientações;
- Fundamentar opinião com explicações e argumentos;
- Marcar as palavras ou fragmentos que indicam o posicionamento dos autores nos textos motivadores e refletir;
- Estar por dentro das atualidades;
- Prestar atenção na pontuação que também é avaliada.
Dá nota
zero:
- Fugir do tema;
- Entregar a folha em branco ou escrever sete linhas ou menos;
- Copiar textos trazidos na prova para subsidiar o tema;
- Usar palavrões ou desenhos;
- Desrespeitar os direitos humanos.
- Entregar a folha em branco ou escrever sete linhas ou menos;
- Copiar textos trazidos na prova para subsidiar o tema;
- Usar palavrões ou desenhos;
- Desrespeitar os direitos humanos.
Outras dicas:
- Capriche na letra, se ela não estiver legível, a correção fica comprometida;
- O uso do lápis não é permitido, nem mesmo na redação;
- Apesar do título ser facultativo e não contar pontos, se for bem feito pode ajudar a causar um bom impacto junto aos avaliadores;
- Não tente enganar a banca e aumentar a letra ou o espaçamento entre as palavras para ganhar mais linhas no texto.
As competências
No ano passado, os candidatos tiveram de desenvolver uma dissertação sobre o tema “Viver em rede no século 21: os limites entre o público o privado”. O MEC divulgou no Guia do Participante algumas redações que tiveram a nota máxima, 1.000, pois cumpriram as exigências relativas às cinco competências. São elas:
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1ª
competência
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Demonstrar domínio da norma padrão da língua
escrita
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2ª
competência
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Compreender a proposta de redação e aplicar
conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos
limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
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3ª
competência
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
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4ª
competência
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos necessários à construção da argumentação
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5ª
competência
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Elaborar proposta de intervenção para o problema
abordado, respeitando os direitos humanos
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Fonte:
Inep/MEC
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Mudanças na correção
A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.
A nota final corresponde à média aritmética
simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de
200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0
a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação
passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de
"recurso de oficio".
Se a discrepância persistir, uma banca
certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos
poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da
nota.
Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
O Inep diz que a utilização dos resultados
individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou
premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os
dados serão informados pelo candidato.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou
certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a
portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante
implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição
do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de
liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de
liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.
Fonte: g1.com
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