PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Dilma e Joaquim Barbosa entre líderes ibero-americanos

 
Dilma e Barbosa tem ressaltadas atuações no governo e no STF  

O jornal espanhol “El País” incluiu a presidente Dilma Rousseff e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, na lista dos 13 líderes ibero-americanos de 2012. “Mulheres e homens que marcaram 2012, que nos inspiraram ou protagonizaram feitos nos últimos 12 meses dignos de ser recordados”, destaca a publicação. Além dos líderes, há outras listas para pesquisadores, artistas e esportistas - entre outras, que, no total, incluem 100 pessoas.

Com o título “poderosa presidente”, o jornal diz que “2012 foi um ano bom para Dilma Rousseff, mas ruim para o Brasil”. Ao lembrar que a presidente brasileira tem elevados índices de popularidade e conta com prestígio internacional comparável ao de Angela Merkel e Hillary Clinton, a reportagem diz que, em contraste, “o Brasil aparece agora com igual regularidade nas listas de países emergentes cujos problemas surpreendem e preocupam”.

De acordo com o jornal, “Em 2012, o boom do Brasil se converteu em crescimento econômico anêmico, escândalos de corrupção a granel, líderes icônicos do partido do governo na cadeia e a revelação de que explorar o petróleo descoberto em águas profundas demorará mais e custará mais do que se antecipava. A criminalidade aumenta e as obras prometidas para o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos, que poderão sofrer significativos atrasos, completam o preocupante quadro brasileiro do ano de 2012”, destaca.

Outro brasileiro da lista é Joaquim Barbosa, cujo texto tem o título “Justiça contra o vento e a maré”. “Negro e filho de um pedreiro e uma faxineira, Barbosa tinha tudo para engrossar as estatísticas da desigualdade no Brasil. Mas ele acaba de alcançar a presidência do STF. Sua história de superação e seu profundo sentido de justiça servem hoje de inspiração a novas gerações de brasileiros”, diz o texto.

A lista de 13 líderes tem ainda a brasileira Priscilla de Oliveira Azevedo, major da Polícia Militar do Rio de Janeiro que é a primeira comandante de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro. “Com 34 anos, Priscilla tem 120 policiais sob seu comando”, diz o diário espanhol, ao afirmar que sua coragem é “quase um mito”. 

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Três brasileiros estão na lista dos 13 principais líderes ibero-americanos de 2012. Além da presidente Dilma Rousseff e do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, aparece na lista a policial militar carioca Priscilla de Oliveira.

Serviço

Edição do El País de domingo
http://elpais.com/elpais/2012/12/20/fotorrelato/1356004400_017552.html#
1356004400_017552_1356031578

Fonte: O Povo Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário