PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Snapette reúne seguidores de tendências da moda

Gratuito, o software faz a cabeça de quem quer acompanhar os lançamentos de grandes marcas

A usuária Jordânia Caetano espera que o app se torne bastante popular no Brasil FOTO: KID JUNIOR

Descobrir e compartilhar os lançamentos da moda através de um dispositivo móvel em qualquer lugar do mundo. Essa é a proposta do Snapette, um aplicativo para iPhone e smartphones com sistema Android perfeito para quem quer encontrar o melhor da moda por meio da geolocalização. E o melhor de tudo: de graça.

Muito popular no exterior, o Snapette conta com usuários ativos espalhados ao redor do mundo, que postam as novas tendências do universo da moda, além de uma parceria com mais de 180 marcas estrangeiras em cidades como Nova York, Los Angeles, São Francisco, Tóquio e Londres. Elas oferecem às usuárias informações sobre lançamentos de produtos, ofertas e eventos. Seu público-alvo é os amantes da moda, com destaque, claro, para as mulheres.

O aplicativo é usado por grandes marcas como estratégia de negócios. As lojas postam seus lançamentos, promoções relâmpagos, eventos exclusivos, entre outros, atingindo diretamente o seu público, conectado ao aplicativo. O custo das campanhas fica bem abaixo das mídias publicitárias tradicionais e o resultado é expressivo.

O Snapette foi criado por Jinhee Anh Kim e Sarah Paiji, duas ex alunas da Universidade de Havard (Estados Unidos) que, juntas, compartilharam a visão de trazer melhorias para as compras no mundo real através de dispositivos móveis. Além das fundadoras, a equipe é composta por mais seis pessoas, entre elas, dois engenheiros de software, desenvolvedores de aplicativos para iOS e Android, designer gráfico, gerente de marketing e negócios, e uma diretora de desenvolvimento de negócios.

Como usar?

O Snapette é parecido, tanto no modo de uso quanto no design, com o Instagram, aplicativo fotográfico mundialmente famoso. Seu funcionamento é bem simples. Primeiro, o usuário tira uma fotografia do acessório com a câmera do próprio celular. Antes de postar a foto, é só colocar a descrição do produto, citando loja, marca, localização e, o principal, o preço. Se preferir, pode optar em usar um efeito na imagem, semelhante ao seu primo Hipster. Após ter colocado as informações, é só postar a sua foto e interagir com os amigos.

Outro mecanismo do Snapette, é o "closet virtual". Nele, todas as suas fotos ficarão expostas para a visualização dos usuários que acessarem o seu perfil no aplicativo. Assim, a usuária pode até "matar de inveja" quem acessar sua página e ver os itens que possui em seu closet.

Você pode ainda encontrar informações sobre os produtos na ferramenta de busca do aplicativo. Tais informações estão dividas em três categorias: tendências mundiais ("hot" e "new"), marcas específicas e proximidade ("near"), que localiza as marcas mais próximas através do serviço de geolocalização.

Além disso, o Snapette interage com o Facebook e com o Tumblr, para que você possa compartilhar as suas fotografias com quem você quiser também nas redes sociais. Chic!

No Brasil

Aqui no Brasil, o Snapette ainda tem poucos usuários. Uma delas é a estudante Jordânia Caetano, de 22 anos. A jovem conta que conheceu o aplicativo através do chefe, no trabalho. Ele viu o aplicativo em uma revista feminina e achou interessante que a funcionária conhecesse o app. "Ele é muito simples de usar, mesmo que seja na língua inglesa", ressalta a jovem, lembrando que o aplicativo, pelo menos por enquanto, é todo em inglês.

Para a estudante, o Snapette ainda pode "bombar" no Brasil, inclusive aqui em Fortaleza. "Acho que ele ainda pode ser muito bem utilizado pelas mulheres e também pelas lojas que querem promover suas roupas. Uma versão em português seria legal para atrair mais adeptas", opina a estudante, esperançosa em ver suas amigas "babando" por conta de suas postagens no aplicativos. O sistema ainda não cita prazo para oferecer suporte à língua portuguesa. Quem sabe, com muitas brasileiras utilizando o software, a equipe do Snapette acabe resolvendo este, digamos, pequeno "problema".

Para quem quer utilizar o aplicativo e compartilhar um pouco mais do mundo da moda, é só fazer o download no seu celular. O Snapette está disponível para iOS (iPhone) e Android nas respectivas lojas de aplicativos desses sistemas operacionais móveis . Com 17,4 MB, ele não ocupa muito espaço na memória do seu celular e é gratuito. 

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário