Preocupadas com isso, as principais lojas virtuais costumam ter uma política eficaz de troca de produtos
Realizando compras pela internet há cerca de quatro anos, o publicitário Diego Normandi afirma que o diferencial da entrega e da troca rápida de produtos faz toda a diferença na hora de escolher uma loja virtual para comprar FOTO: DIVULGAÇÃO
Quem nunca comprou uma roupa ou um sapato que precisou trocar, após perceber que o tamanho escolhido não era o ideal? Se isso acontece com as compras feitas em lojas físicas, onde o consumidor pode experimentar à vontade os produtos, imagine nas lojas virtuais. Acertar o tamanho correto é uma das principais preocupações de quem compra roupa ou calçado pela internet, pois, mesmo havendo certa padronização de tamanhos para estes tipos de produtos, alguns itens podem ter a "forma maior ou menor" que o usual.
É aí que, após esperar alguns dias para receber em casa a compra feita pela internet, o consumidor, mesmo tendo escolhido a numeração ou tamanho que costuma usar, pode ter a desagradável surpresa de o produto não servir, e, consequentemente, a preocupação sobre como fazer a troca. Ocorrendo isso em compras feitas nas lojas físicas, o consumidor sabe que, a qualquer momento, poderá ir até o local e trocar o produto, desde que obedecendo ao prazo máximo informado pela loja, em geral, 30 dias. Mas nas compras feitas pela internet, como funciona?
Bem, é justamente em momentos como este que as lojas virtuais especializadas em roupas e calçados conquistam de vez a fidelidade dos clientes ou acabam criando um "inimigo" que, insatisfeito com o atendimento recebido para a resolução do problema, poderá utilizar-se de ferramentas como as redes sociais para relatar a má experiência, contribuindo, assim, para colocar em cheque a reputação da loja.
Preocupadas com isso, as principais lojas virtuais especializadas em roupas e calçados costumam ter uma política eficaz de troca de produtos.
É neste ponto, aliás, que lojas exclusivas da internet, como Dafiti e Netshoes, dentre outros exemplos, ganham a preferência dos consumidores e saem na frente das lojas virtuais de grandes marcas já consagradas pela rede de lojas físicas. Para o publicitário Diego Normandi, o diferencial da entrega e da troca rápida de produtos faz toda a diferença na hora de escolher uma loja virtual para comprar.
Realizando compras pela internet há cerca de quatro anos, ele já teve experiências negativas e positivas na hora de efetuar a troca de um produto. Experiências estas que o ajudaram ter mais cuidados neste tipo de aquisição e a saber escolher a loja na qual é mais confiável comprar.
´Problemas são pontuais´
"Compro muito pela internet e nunca tive receio de o produto não servir. Os problemas são pontuais. Por exemplo, no ano passado, comprei um par de tênis em uma loja virtual de uma marca conhecida pelas lojas físicas, mas demorou muito para o chegar e, quando chegou, eu precisei solicitar a troca, que nunca foi feita. Eles demoraram muito para me dar um retorno sobre a troca do produto e eu acabei desistindo", conta o publicitário, acrescentando que, apesar da loja virtual ser de uma marca renomada no mercado, não a considera confiável.
Outra experiência, contudo, o tornou o consumidor fiel à loja virtual Netshoes, uma das maiores do País em vendas online de artigos esportivos e de moda. "Considero a Netshoes perfeita. A entrega e as trocas são muito rápidas. É uma loja exemplar", afirma Diego. Ele conta que já realizou mais de 20 compras pelo site da Netshoes e, desse total, precisou efetuar cerca de quatro trocas, todas por causa do tamanho do produto.
O processo de troca adotado pela loja, que conta com distribuidora própria, agradou ao consumidor. "É fácil de fazer. Basta entra no site e solicitar a troca. Depois, é preciso fazer uma carta de próprio punho dizendo o motivo da devolução e qual produto deseja. Aí é só embalar tudo em um pacote com o número do pedido pelo lado de fora e aguardar a troca. A própria Netshoes se encarrega de mandar buscar em casa e devolver o produto novo três dias depois. Detalhe: grátis", explica.
Seriedade conta
O publicitário destaca que a seriedade da empresa e o tratamento dispensado ao consumidor são fatores essenciais para que ele continue a comprar em determinadas lojas virtuais, que, para ele, costumam apresentar inúmeras vantagens em relação às lojas físicas.
"As lojas virtuais estão sempre abertas, possibilitando que eu faça a compra em qualquer momento ou hora do dia, e eu não preciso me deslocar e enfrentar o trânsito para ir até elas. Além disso, as lojas presentes na internet costumam ter preços bem mais baixos do que as lojas físicas", finaliza o publicitário Diego Normandi. (DM)
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