PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Corpo de Bombeiros chega aos 40 anos de atuação em Sobral

Simulação de resgate de vítimas, apresentação de projetos e entrega de comendas integram programação da data

Sobral. O Corpo de Bombeiros Militar de Sobral completa 40 anos de fundação amanhã e realiza manifestações na Praça de Cuba envolvendo a população durante a manhã. A comemoração será feita com palestras, simulação de resgate e jantar com entrega de comendas para autoridades militares e civis. De acordo com o Capitão do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Roberto Moraes, haverá um resgate simulado de vítimas em um prédio residencial nas proximidades da praça. As ações serão simultâneas. "Viaturas de combate atuarão no local com as equipes, usaremos a escada acoplada com a mangueira para combate de incêndio e resgate".

Com uma ampla atuação entre os municípios da região Norte, os militares também realizam projetos sociais com jovens e idosos, além do trabalho de combate a incêndios FOTO: WELLINGTON MACEDO

Ele explica que as vítimas serão resgatadas com técnicas especificas de cada caso, sendo usadas escadas, macas e até uma tirolesa. "Se for uma vítima que estiver bem, ela pode vir por escada, se precisar ser imobilizada devido a fraturas ou lesões, descerá numa maca". A simulação será uma ação integrada do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Militar. Durante a narração da simulação, o oficial responsável estará alertando à população sobre a gravidade dos trotes e os danos causados pela brincadeira.

Segundo o capitão, o órgão recebe nove trotes a cada dez ligações, mesmo com a parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Ele esclarece que a prática é prejudicial para o trabalho de segurança, além de caracterizar crime passar trotes para órgãos de segurança pública. "O índice de trotes ainda não mudou muito, variando de 80% a 90%. Essas chamadas são prejudiciais pois, enquanto atendemos a uma ligação falsa, uma real tragédia pode estar deixando de ser atendida".

O 3º Grupamento de Bombeiros tem sua sede em Sobral, e é responsável por 56 cidades na região Norte. Hoje, são 40 bombeiros no total e há apenas uma viatura de combate a incêndio que circula com uma equipe de seis bombeiros para todas as ocorrências da Região. Além de Sobral, um posto avançado de resgate foi instalado em Tianguá e no município do Marco. Os locais foram selecionados devido aos riscos do polo moveleiro.

O capitão esclarece que esse número é muito pequeno para o tamanho da área, sendo que a implantação de quartéis com equipes próprias na costa e na Serra da Ibiapaba seria ideal. "A descentralização de atendimento é necessária para um trabalho mais eficiente".

Ele conta que as ocorrências variam de acordo com a época do ano, apesar de algumas delas serem constantes, como o início de incêndio por causas domésticas. "De julho em diante, chegam a dez ocorrências por dia de incêndios em vegetação. No primeiro semestre, são causados mais por acidente, como a sobrecarga em tomadas elétricas entre as causas domésticas".

Além das ações de combate a incêndios, enchentes e resgate de vítimas em acidentes de trânsito, a corporação executa projetos sociais com adolescentes e mulheres da terceira idade.

O 3º grupamento trabalha com adolescentes de risco no projeto "Jovens Bombeiros Voluntários", que é uma parceria do Corpo de Bombeiros com as prefeituras da região, visando estimular a cidadania além do caráter preventivo e primeiros socorros, afastando jovens das drogas, através do trabalho disciplinar. Os adolescentes do projeto têm entre 12 e 17 anos e participam de um curso de quatro meses, em média, com aulas de prevenção, combate à incêndio, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente, salvamento, todas em âmbito teórico e prático.

Efetivo

40 homens da corporação de bombeiros militares e apenas uma viatura são responsáveis pelo atendimento de 56 municípios da Zona Norte.

Mais informações

Corpo de Bombeiros
Rua Geraldo Rangel, 500 - Betânia Sobral- Zona Norte
Telefones: (88) 3677.4663 / 3677.4664 (193) / 4660 (fax)

JESSYCA RODRIGUES 
COLABORADORA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário