PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Jacaré de papo amarelo é retirado do Lago Jacarey

 
 Alberto Costa, subtenente do Corpo de Bombeiros, comandou a operação de retirada do jacaré

Um filhote de jacaré foi retirado do Lago Jacarey, espelho d’água que fica na Cidade dos Funcionários, no fim da tarde de ontem. O jacaré de papo amarelo de cerca de 80 centímetros vivia, segundo moradores, há alguns meses no lago e, dizem, não seria o único animal do tipo a habitar o local. O Corpo de Bombeiros realizou a captura e encaminhou o animal ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama.

Segundo o subtenente Alberto Costa, que comandou a operação de retirada, com o tamanho atual o jacaré não oferecia risco à população. Mas era necessário que o animal saísse do Lago Jacarey por, conforme ele, ali não ser um habitat ideal para jacarés. De acordo com o subtenente, o réptil deve ter cerca de seis meses e não seria o único a habitar o lago. A informação, diz ele, foi repassada por moradores. A recomendação é de que, caso a população veja algum jacaré, no Lago Jacarey ou em outro espelho d’água, contate os bombeiros pelo número 193 para o resgate.

O analista ambiental do centro do Ibama, Alberto Klefasz, cita que não é muito difícil o aparecimento dos animais em espelhos d’água. “É muito comum a incidência de jacarés em lagoas em muitas cidades. Em Fortaleza mesmo temos jacarés dentro da Lagoa da Parangaba, do Passaré e nunca houve registros de ataques”, lembra. “As pessoas tendem a ter medo por falta mesmo de conhecimento, mas não existem razões”, indica.

Conforme Alberto, caso os animais sejam apenas motivo de contemplação, não representam problema. “É uma questão das pessoas procurarem respeitar, não chegar perto, não agredir, não oferecer nada... Com esses cuidados, a chance de haver algum acidente é mínima”, pondera.

Abandono?

O mistério apontado pelo web designer Alex Carneiro, 35, é de como o jacaré chegou ao lago. Alex mora na região e assistiu ao resgate. Uma das hipóteses, segundo Alberto Klefasz, é de eles serem trazidos por caminhoneiros de outras regiões - já que não há ocorrências de jacarés de papo amarelo no Ceará -, começarem a ser criados, mas acabarem abandonados. (colaborou Sara Rebeca Aguiar)

ENTENDA A NOTÍCIA

O Lago Jacarey fica no bairro Cidade dos Funcionários e, urbanizado, recebe muitas pessoas para caminhadas nos fins de tarde. Além disso, nos fins de semana, é área de lazer para os moradores. O espelho d’água sofre com a sujeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário