PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

domingo, 20 de outubro de 2013

Centenário do Padre Leitão : História viva de Nova Russas

Aconteceu na noite deste sábado (19) no Grêmio Recreativo Novarussensse, uma singela homenagem em alusão ao centenário de Francisco Soares Leitão, o eterno Padre Leitão, que muito fez pela cidade de Nova Russas. Também muitas autoridades do município fizeram questão de prestigiar e até mesmo falar algo sobre a vida deste grande homem. Este que foi um dos eventos de grande importância tanto na história de Nova Russas , como na vida do Padre Leitão, onde houve uma missa em sua homenagem , que durante vários anos foi vigário desta comunidade.


 A celebração do Centenário do Padre Leitão torna-se uma necessidade histórica, pois na diversidade de tantos acontecimentos e ações típicas da velocidade contemporânea , a memória de figuras importantes para o desenvolvimento das cidades corre o risco de ser esquecida 

Se não cuidarmos , é possível que as referências à atuação do Padre Leitão não cheguem às novas gerações, e estas no futuro não saibam informar nada do homem nem de suas atitudes relevantes na terra que adotou como sua e a cujo povo se entregou completamente.

Em 21 de fevereiro de 1947, Padre Leitão desembarcou na Estação Ferroviária de Nova Russas: Vinha para fazer história.






Conheça um pouco sobre sua história: 

02/10/1913 - Nasce o 8º filho do casal Leônidas Soares Godinho e Ana Araújo Leitão, que recebeu o nome de FRANCISCO SOARES LEITÃO, em Independência.


1941 - Cursou Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha - Fortaleza 


30/11/1941 - Ordena-se sacerdote por Dom José Tupinambá da Frota, em Sobral


1942 - Foi designado a prestar serviços sacerdotais em Santo Antonio do Aracatiaçu, permanecendo até janeiro de 1947


09/01/1947 - Dom José Tupinambá da Frota entrega-lhe a missão de substituir o Padre Moraes na Paróquia de Nova Russas 


22/02/1947 - Padre Leitão assume a Paróquia de Nova Russas após o carnaval , para evitar qualquer incompatibilidade entre eles e os paroquianos, já que a igreja combatia o carnaval 


1947 - Após 27 anos dirigindo os destinos paroquiais de Nova Russas, resolveu deixar a vida celibatária.


21/12/1947 - Contraiu matrimônio com a Senhora Francisca Fernandes Rodrigues, e passou a viver na Chácara Sossego.


30/11/1981 - Ao completar 40 anos de ordenação sacerdotal , atacado pela 3ª crise cardíaca , encerra sua trajetória neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário