COPA-2014 - Fonte: Diário do Nordeste.
O Gigante dorme; operários trabalham
07.02.2012
A pouco mais de 10 meses da data prevista para a sua reinauguração, o estádio Castelão já se encontra com 56,02% da sua obra de ampliação e modernização para a Copa do Mundo de 2014 concluídos. A exemplo do que vem sendo realizado desde o último dia 7 de outubro, a cada mês, o Diário do Nordeste oferece a seus leitores uma visita panorâmica com o atual status da obra no interior e na parte externa da arena.
Com as etapas I e II já concluídas e as outras duas em estágio avançado (a terceira, com 42,68%; e a quarta, com 20,82%), a praça esportiva começa a ganhar forma e volume.
O campo, que foi rebaixado em quatro metros para proporcionar 100% de visibilidade para todos os torcedores presentes no estádio, recebe os retoques finais para iniciar a instalação do gramado no mês de maio. As arquibancadas inferiores, que já tiveram a sua distância para o campo reduzida em 30 metros, encontram-se quase que completamente concretadas.
No alto, parte das estruturas dos 60 pilares, que sustentarão a nova coberta, já começam a ser instalados neste mês de fevereiro. Já no edifício central, onde ficarão localizados a parte da imprensa, camarotes, vestiários, um restaurante, mídia center, área de hospitalidade, lounge e a área VIP, falta apenas a construção das duas últimas lajes.
"Já chegaram ao Estado o material das cinco primeiras colunas da coberta. A nossa expectativa é que até o próximo dia 15 o primeiro pilar já esteja levantado", destaca o titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferruccio Feitosa, acrescentando que a nova cobertura deverá ser concluída em setembro. A nova estrutura, que possuirá em sua totalidade 36 mil m², terá um revestimento termoacústico que vai proporcionar uma sensação térmica mais agradável. Isto porque será capaz de suportar os índices de insolação local, não absorvendo calor e permitindo a circulação de ar dentro do estádio; e um isolamento acústico, o que melhora o acompanhamento dos jogos pela torcida e a transmissão dos jogos. Além disso, a coberta terá ainda uma área de 6 mil metros quadrados de policarbonato, que vai evitar o sombreamento e o contraste nas transmissões televisivas.
Após os testes feitos com mais de 15 modelos, o processo de escolha das novas cadeiras que serão instaladas no Castelão deverá ser encerrado, segundo Ferruccio, até o mês de maio. Mesmo diante da atual velocidade das obras, o Governo e o Consórcio Construtor pretendem dar mais celeridade aos trabalhos neste mês de fevereiro, quando mais 200 operários serão contratados, aumentando o número de trabalhadores para 1.200.
Aluguel do estádio
As melhorias e transformações pelas quais a Arena Castelão vem sendo submetida, ao contrário do que tem se especulado, não acarretarão em um aumento no valor do aluguel da praça esportiva para os clubes locais, após o Mundial. Pelo menos é o que garante Ferruccio Feitosa. Ele lembra que existe uma cláusula no contrato da Parceria Pública e Privada (PPP) que dá tal segurança aos clubes locais. "Tivemos a preocupação de garantir o não aumento no valor do aluguel do estádio nos jogos que forem realizados no estádio após a Copa", informa
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário