PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

sábado, 20 de outubro de 2012

Fique atento às mudanças que afetam o Ceará durante o Horário de Verão

A partir da 0 hora de domingo, terá início o horário de verão em três regiões do Brasil. Os relógios dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser adiantados em uma hora até o dia 17 de fevereiro de 2013. No Ceará, entretanto, será preservado o horário convencional, assim como o restante das regiões Nordeste e Norte. Com isso, é necessário ter atenção a possíveis alterações de alguns serviços, caso eles sigam o horário de Brasília ou o horário local. 
 Na rádio O POVO/CBN, o programa Grande Jornal começará mais cedo, a partir das 8 horas. Já o Debates do Povo irá ao ar das 13h às 14 horas. O programa Trem Bala começará uma hora mais tarde, das 18h às 19 horas.
Devido à mudança na exibição da propaganda eleitoral gratuita, que obedecerá ao horário de verão, a programação da TV O POVO também sofrerá algumas alterações na exibição dos programas locais. Após o período eleitoral, a programação será reajustada.

Horário de verão

As regiões Norte e Nordeste não fazem parte do horário devido aos pequenos benefícios observados nas avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Devido à grande extensão territorial do nosso País, é possível aproveitar-se o efeito na parte que os benefícios são mais expressivos, e aplicar-se a medida apenas como complementação, quando necessário, nas regiões onde os benefícios são menos expressivos”, explica a nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia (MME).  
Estimular o uso de energia elétrica de forma racional é o principal objetivo do horário de verão. Isso se dá a partir do melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial. “Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em períodos de maior consumo, entre 18h e 21 horas (horário de ponta), ocorra com maior eficiência”, ressalta.
Durante a temporada de 119 dias de horário de verão, a expectativa do MME é que sejam economizados R$ 280 milhões no País. A quantia corresponde a uma diminuição da demanda de até 4,5% (2.255 MW) no horário de ponta (entre 18h e 21h), e uma redução no consumo de energia da ordem de 0,5%. O valor economizado é maior que o do período de 2011/2012, R$ 160 milhões.
Serviço
O que muda e o que permanece com o horário de verão no Ceará
Enem
É aplicado segundo o horário de Brasília. No Ceará, a prova acontece das 12h às 16 horas. 

Eleições municipais
Serão realizadas segundo o horário local de cada município. A propaganda eleitoral, entretanto, é exibida no horário de Brasília (às 12 horas e às 19 h 30 min). 

Aeroporto Pinto Martins
Bilhetes são emitidos pelas empresas aéreas levando em conta, para o embarque, o horário do local de partida. Para a chegada, é levado em conta o horário vigente no destino. Infraero indica que, em caso de dúvidas, passageiros procurem as companhias aéreas. 

Campeonato brasileiro
Tabelas oficiais da Confederação Brasileira de Futebol seguem horário de Brasília. 

Rodoviária João Tomé
Os bilhetes são emitidos levando em conta, para o embarque, o horário do local de partida. Para a chegada, é levado em conta o horário vigente no destino. 
Correios 
As agências bancárias funcionam no horário local.
As agências dos Correios funcionarão de acordo com o horário local. O horário de postagem, entretanto, segue o de Brasília (para que a correspondência seja enviada no mesmo dia, é necessário postar até as 15 horas).
Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário