PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Municípios cearenses mantêm tradições natalinas

Nesta época do ano, famílias festejam juntas o natalício sagrado com missa e muita confraternização

Na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Estado, a programação tem sido variada. Ontem, houve mais um desfile do projeto "Um Natal de Fé, Magia e Realização" fotos: honório barbosa

Iguatu Na maioria das paróquias do Interior do Ceará, a Missa do Natal do Senhor, popularmente conhecida por Missa do Galo, será celebrada a partir das 20 horas de hoje. A tradicional liturgia à meia-noite, aos poucos, foi sendo antecipada em razão da violência crescente, mesmo nas pequenas cidades. Há também o desejo dos católicos em participar de confraternização com as famílias e amigos.

O Natal é uma festa católica que se comemora na véspera. Reza a tradição, que é recomendável fazer vigília e guardar o dia 25, quando os fiéis celebram o nascimento do Menino Deus, rememorando no presépio a chegada de Jesus ao mundo. Nos últimos anos, a data transformou-se em festa pagã e o Papai Noel, a troca de presentes e as confraternizações ocuparam o centro das atenções.

Para quem ainda mantém a tradição cristã, hoje é dia de celebrar o nascimento do Menino Deus. Na paróquia de Senhora Sant´Ana, nesta cidade, a liturgia é campal, reúne milhares de fiéis e só começa às 22 horas. No entorno da praça, cerca de 20 mil pessoas participam das festividades natalinas.

Antes da liturgia de Natal, as famílias participam de uma programação especial realizada pela Prefeitura de Iguatu. Haverá shows com as bandas Romanos 12 e Ungidus. Há diversos atrativos: decoração, casas temáticas do Papai Noel, Soldadinho de Chumbo, e da Boneca Barbie.

Destaque

O Natal em Iguatu é destaque no Ceará. A Prefeitura vem investindo nos últimos anos com uma intensa programação cultural e artística que começou no último dia 1º e se estende até o próximo dia 6 de janeiro. Ontem, houve mais um desfile do projeto "Um Natal de Fé, Magia e Realização", que neste ano homenageia o centenário de nascimento do músico Luiz Gonzaga e do maestro Eleazar de Carvalho.

Celebração

O vigário geral da Diocese de Iguatu, padre Afonso Queiroga, lembra que, durante algumas décadas, celebrou missa do Natal do Senhor à meia-noite. "Era uma tradição antiga, mas as coisas mudaram", disse. Ele lembra que, nos últimos anos, o horário foi antecipado aos poucos e, agora, a maioria das celebrações ocorre às 20 horas. "As famílias agora preparam ceias e muitos católicos ficam em casa".

No passado, em comparação proporcional com a população, o número de fiéis que participava da Missa do Galo era maior, observa o padre Queiroga. "Hoje, há muita atenção para o lado comercial, as festas não religiosas", frisou. O padre Carlos Roberto Costa, neste ano, vai celebrar a missa do Natal do Senhor, na Igreja Matriz de Sant´Ana. "É uma festa bonita, que nos emociona porque celebramos o nascimento do Menino Deus".

No centro histórico da cidade de Icó, a partir das 20 horas, haverá celebração de Natal. O bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, celebra a Missa do Natal do Senhor, também, às 20 horas, na Catedral de São José, nesta cidade. O pastor conclamou os fiéis a participarem das festividades religiosas que assinalam o nascimento do Menino Jesus. "Durante quatro semanas, o período do Advento, nos preparamos para celebrar e rememorar a chegada do Menino Deus, que nasce em uma manjedoura, pobre", frisou. "É tempo de solidariedade e de reconciliação entre os irmãos".

Dom João Costa chamou a atenção para o fato de que há muitas famílias pobres que necessitam de alimentos, roupas e não têm como dar presentes aos filhos. "Esse é um tempo especial, de festa, de amor, de fraternidade e de esperança", frisou.

Na cidade de Várzea Alegre, a noite da véspera de Natal é muito animada. Os fiéis participam de tradicional celebração litúrgica na Igreja Matriz de São Raimundo Nonato.

Coral infantil, de adultos e jovens músicos instrumentistas animam a noite, que emociona a todos, com o repicar dos sinos para anunciar aos cristãos que o Menino-Deus nasceu.

Crato

Na Igreja da Sé, na cidade do Crato, a Missa de Natal será presidida pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico, a partir das 20 horas. Após o ato, será inaugurada a iluminação externa da catedral. Amanhã, acontecerão duas missas natalinas, às 9 horas e às 17 horas. No fim da tarde, os paroquianos farão uma visita ao presépio que está montado no interior da igreja.

No município de Juazeiro do Norte, a tradicional Missa do Galo será celebrada na Basílica de Nossa Senhora das Dores, às 22 horas. A celebração conta com a presença de romeiros de vários Estados nordestinos, que aproveitam esta data do ano e permanecem na cidade durante a romaria de Natal.

Em Crateús, os católicos estão em festa celebrando novenário em louvor ao padroeiro, Senhor do Bonfim. A programação natalina integra os festejos do santo padroeiro, que é Jesus Crucificado. Hoje, haverá a Vigília do Natal, a partir das 22h30, na Catedral de Senhor do Bonfim, no Centro da cidade. Amanhã, dia 25, o Natal do Senhor, será celebrado às 18h30.

Mais informações:

Cúria Diocesana de Iguatu

Rua Evaldo Gouveia, S/N

Bairro Tabuleiro

Centro-Sul

Telefone: (88) 3581. 0731

HONÓRIO BABROSA 
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário