
O cartaz oficial do Mundial no Brasil foi lançado na manhã desta
quarta-feira (30). Último símbolo visual da competição a ser lançado,
ele foi apresentado em evento no Rio, que contou com a presença dos recém-empossados embaixadores da Copa do Mundo Fifa 2014.
O evento contou com quatro campeões mundiais (Amarildo, Carlos
Alberto Torres, Bebeto e Ronaldo) e a craque do futebol feminino Marta,
além do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke,.
Elaboração
Ele foi elaborado pela agência de criação brasileira Crama, escolhida entre três concorrentes.
A escolha da peça vencedora foi feita por uma comissão julgadora de
alto nível, formada também pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, pelo
presidente do COL, José Maria Marin, pelo artista plástico Romero
Britto, e por Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL.
Segundo o comunicado
publicado no site da Fifa, a criação “retrata a beleza e a diversidade
do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de
emoção. O conceito criativo por trás do cartaz – ‘Todo um país a serviço
do futebol – Brasil e futebol, uma identidade compartilhada’ – foi o
que inspirou a Crama a pensar no desenho vencedor. Isso fica evidente em
toda a peça, principalmente no detalhe das pernas dos jogadores
disputando a bola e revelando ao mesmo tempo o mapa do Brasil”.
Opiniões sobre a peça
“O cartaz é um ótimo exemplo da grande capacidade criativa do Brasil.
A proposta ganhadora sem dúvida servirá como um esplêndido cartão de
visita para a Copa do Mundo da FIFA 2014, que começará em 498 dias. Com
muita emotividade, o cartaz destaca a importância e o brilho do torneio,
assim como o fascínio gerado pelo futebol”, explicou Valcke.
“Tenho certeza de que o povo brasileiro se sentirá bem representado
assim que conhecer o cartaz. Estamos orgulhosos deste símbolo tão
importante da Copa do Mundo da FIFA, que também mostra a paixão pelo
futebol que existe em nosso país”, afirmou Bebeto.
“O cartaz oficial é um passo importante para apresentar o Brasil e a
Copa do Mundo da FIFA tanto no próprio país-sede quanto no exterior. É
importante passar a imagem de uma nação que é moderna, inovadora,
sustentável, feliz, unida e, é claro, apaixonada pelo futebol”, explicou
o ex-craque Ronaldo.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário