PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Mais de 28 milhões de brasileiros já foram vítimas de golpe na internet

Nos últimos 12 meses, mais de 28 milhões de brasileiros já foram vítimas de um mesmo crime: os golpes aplicados pela internet.  O prejuízo foi de quase R$ 16 bilhões.

Quando a máquina é infectada, os criminosos conseguem ter acesso a tudo o que é guardado e digitado: senhas de banco e de cartões, número de CPF, identidade, endereço, fotos e vídeos. Criar e-mails falsos que se pareçam mais com o dia-a-dia de quem vai acessá-los. É assim que os bandidos têm conseguido fazer o maior número de vítimas. Promoções de lojas, comunicados de banco e instituições públicas.

O diretor de pesquisas seguras, Ronaldo Vasconcelos, diz que os golpes ficaram tão comuns que as empresas evitam mandar e-mails. “Fica muito mais fácil você ensinar o usuário a não abrir nada do que abrir alguns só a maioria dos bancos eles optaram por ter uma espécie de caixa postal dentro do próprio sistema do banco, então você acessa e as suas mensagens estão ali dentro”, explica.

Para evitar os golpes, ao receber um e-mail veja se você conhece a pessoa; bancos e órgãos públicos só mandam se você tiver solicitado; crie senhas fortes e troque-as com frequência.

A estudante Letícia Ferraz clicou no e-mail de uma loja que oferecia um brinde, mas o antivírus do computador bloqueou a mensagem. Ela agora está muito mais cuidadosa. “Eles falam: preenche aqui para gente fazer sua ficha para guardar de cadastro. Nos dias de hoje, desculpa, mas eu não vou fazer atualização de cadastro via telefone, via internet. E-mail pode vir agora você ganhou 5 milhões eu não vou nem querer saber”, diz a estudante.

Fonte: Jornal Hoje/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário