PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Venda global de tablets cresce no 4º trimestre impulsionada pelo Android

Nexus 7 é o novo tablet do Google (Foto: AFP)
Tablets equipados com Android impulsionaram
o mercado, diz pesquisa (Foto: AFP)


As vendas mundiais de tablets aumentaram no último trimestre a 52,5 milhões de unidades impulsionadas pelos aparelhos equipados com Android, do Google, uma alta que supera até as projeções mais otimistas, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (31).

O estudo preliminar da empresa de pesquisa IDC mostrou que o mercado de tablets cresceu 75,3% no último trimestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2011, e disparou 74,3% em relação ao trimestre anterior, quando foram vendidas 30,1 milhões de unidades.

A IDC disse que o crescimento mais forte foi o de tablets que rodam o sistema operacional Android, entre eles os fabricados pela sul-coreana Samsung e pela taiwanesa Asus, esta última fabricante do tablet Nexus, do Google. O iPad, da Apple, continua sendo o tablet mais vendido, mas sua participação de mercado é inferior a 50%, disse a IDC.


A Microsoft, que lançou seu novo tablet Surface nesse trimestre, não conseguiu ficar entre os cinco primeiros mais vendidos, registrando 900 mil dispositivos entregues no período que vai de outubro a dezembro de 2012.

Em geral, os fortes lucros do mercado vieram de vários lançamentos de novos produtos, incluindo o iPad mini, e preços mais baixos, o que encorajou os compradores durante a temporada de compras natalinas, segundo a IDC.

“Esperávamos um quarto trimestre muito forte e o mercado não decepcionou”, disse o analista da IDC, Tom Mainelli. “O recorde do trimestre apresenta forte contraste com o mercado dos computadores pessoais, que registrou durante uma queda das vendas pela primeira vez em mais de cinco anos nesse período”.

O iPad comemorou sua primeira posição com 22,9 milhões de unidades vendidas. Isso representa um aumento de 48% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, mas menor que o crescimento do mercado em geral. Como resultado, a participação de mercado da Apple caiu pelo segundo trimestre consecutivo de 46,4% para 43,6%.

A Samsung, a segunda maior fabricante, registrou um crescimento de 263% na comparação anual, com vendas de 7,9 milhões de tablets e 15,1% de participação de mercado. A IDC disse que a Amazon, que não oferece dados das vendas, entregou cerca de seis milhões de tablets no trimestre, se mantendo como o terceiro fornecedor. Isso representou 26,8% de crescimento, o que deu à Amazon uma participação de mercado de 11,5%, disse a IDC.

Em quarto lugar ficou a Asus, que vendeu 3,1 milhões de tablets, com um crescimento de mais de 400% na comparação anual, o que significou uma fatia de mercado de 5,8%. A Barnes & Noble vendeu um milhão de seus tablets Nook, o que representou 1,9% do mercado, segundo a pesquisa.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário