Tablets equipados com Android impulsionaram
o mercado, diz pesquisa (Foto: AFP)
As vendas mundiais de tablets aumentaram no último trimestre a 52,5
milhões de unidades impulsionadas pelos aparelhos equipados com Android,
do Google, uma alta que supera até as projeções mais otimistas, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (31).
O estudo preliminar da empresa de pesquisa IDC mostrou que o mercado de tablets cresceu 75,3% no último trimestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2011, e disparou 74,3% em relação ao trimestre anterior, quando foram vendidas 30,1 milhões de unidades.
A IDC disse que o crescimento mais forte foi o de tablets que rodam o sistema operacional Android, entre eles os fabricados pela sul-coreana Samsung e pela taiwanesa Asus, esta última fabricante do tablet Nexus, do Google. O iPad, da Apple, continua sendo o tablet mais vendido, mas sua participação de mercado é inferior a 50%, disse a IDC.
O estudo preliminar da empresa de pesquisa IDC mostrou que o mercado de tablets cresceu 75,3% no último trimestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2011, e disparou 74,3% em relação ao trimestre anterior, quando foram vendidas 30,1 milhões de unidades.
A IDC disse que o crescimento mais forte foi o de tablets que rodam o sistema operacional Android, entre eles os fabricados pela sul-coreana Samsung e pela taiwanesa Asus, esta última fabricante do tablet Nexus, do Google. O iPad, da Apple, continua sendo o tablet mais vendido, mas sua participação de mercado é inferior a 50%, disse a IDC.
A Microsoft, que lançou seu novo tablet Surface nesse trimestre, não
conseguiu ficar entre os cinco primeiros mais vendidos, registrando 900
mil dispositivos entregues no período que vai de outubro a dezembro de
2012.
Em geral, os fortes lucros do mercado vieram de vários lançamentos de novos produtos, incluindo o iPad mini, e preços mais baixos, o que encorajou os compradores durante a temporada de compras natalinas, segundo a IDC.
“Esperávamos um quarto trimestre muito forte e o mercado não decepcionou”, disse o analista da IDC, Tom Mainelli. “O recorde do trimestre apresenta forte contraste com o mercado dos computadores pessoais, que registrou durante uma queda das vendas pela primeira vez em mais de cinco anos nesse período”.
O iPad comemorou sua primeira posição com 22,9 milhões de unidades vendidas. Isso representa um aumento de 48% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, mas menor que o crescimento do mercado em geral. Como resultado, a participação de mercado da Apple caiu pelo segundo trimestre consecutivo de 46,4% para 43,6%.
A Samsung, a segunda maior fabricante, registrou um crescimento de 263% na comparação anual, com vendas de 7,9 milhões de tablets e 15,1% de participação de mercado. A IDC disse que a Amazon, que não oferece dados das vendas, entregou cerca de seis milhões de tablets no trimestre, se mantendo como o terceiro fornecedor. Isso representou 26,8% de crescimento, o que deu à Amazon uma participação de mercado de 11,5%, disse a IDC.
Em quarto lugar ficou a Asus, que vendeu 3,1 milhões de tablets, com um crescimento de mais de 400% na comparação anual, o que significou uma fatia de mercado de 5,8%. A Barnes & Noble vendeu um milhão de seus tablets Nook, o que representou 1,9% do mercado, segundo a pesquisa.
Em geral, os fortes lucros do mercado vieram de vários lançamentos de novos produtos, incluindo o iPad mini, e preços mais baixos, o que encorajou os compradores durante a temporada de compras natalinas, segundo a IDC.
“Esperávamos um quarto trimestre muito forte e o mercado não decepcionou”, disse o analista da IDC, Tom Mainelli. “O recorde do trimestre apresenta forte contraste com o mercado dos computadores pessoais, que registrou durante uma queda das vendas pela primeira vez em mais de cinco anos nesse período”.
O iPad comemorou sua primeira posição com 22,9 milhões de unidades vendidas. Isso representa um aumento de 48% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, mas menor que o crescimento do mercado em geral. Como resultado, a participação de mercado da Apple caiu pelo segundo trimestre consecutivo de 46,4% para 43,6%.
A Samsung, a segunda maior fabricante, registrou um crescimento de 263% na comparação anual, com vendas de 7,9 milhões de tablets e 15,1% de participação de mercado. A IDC disse que a Amazon, que não oferece dados das vendas, entregou cerca de seis milhões de tablets no trimestre, se mantendo como o terceiro fornecedor. Isso representou 26,8% de crescimento, o que deu à Amazon uma participação de mercado de 11,5%, disse a IDC.
Em quarto lugar ficou a Asus, que vendeu 3,1 milhões de tablets, com um crescimento de mais de 400% na comparação anual, o que significou uma fatia de mercado de 5,8%. A Barnes & Noble vendeu um milhão de seus tablets Nook, o que representou 1,9% do mercado, segundo a pesquisa.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário