Menos de um em cada dez estudantes concludentes do Ensino Médio, no
Ceará, tinha conhecimento adequado em matemática. Os dados são do
programa Todos pela Educação e referem-se aos resultados no ano de 2011.
O índice é de apenas 9% dos estudantes nessas condições e esse resultado é 12,5 pontos percentuais menor que a metas traçada para o período, que era de 21,5%. Ainda assim, esse é o décimo melhor desempenho entre os estados, o que revela os baixos níveis de aprendizado nessa faixa etária no País.
Aliás, a média nacional é apenas ligeiramente superior à cearense: 10,3% dos estudantes brasileiros concludentes do Ensino Médio tinham conhecimento adequado na disciplina em 2011. O resultado é ainda mais grave quando se considera que em 2009 esse índice era de 11%
Já em Português, os desempenhos, tanto do Ceará quanto do Brasil, são melhores, embora preocupantes. No Estado, 24% dos concludentes do Ensino Médio tinham conhecimento adequado em Língua Portuguesa no ano de 2011. A meta para o período era de 28,9%. Apesar disso, o Ceará teve apenas o 13º melhor desempenho.
Os números nacionais também decepcionam. Enquanto era esperado que pelo menos 31,5% dos estudantes com esse grau de escolaridade tivessem bons conhecimentos na disciplina, apenas 29,2% alcançaram esse patamar.
Ensino Fundamental avança mais ainda preocupa
O índice é de apenas 9% dos estudantes nessas condições e esse resultado é 12,5 pontos percentuais menor que a metas traçada para o período, que era de 21,5%. Ainda assim, esse é o décimo melhor desempenho entre os estados, o que revela os baixos níveis de aprendizado nessa faixa etária no País.
Aliás, a média nacional é apenas ligeiramente superior à cearense: 10,3% dos estudantes brasileiros concludentes do Ensino Médio tinham conhecimento adequado na disciplina em 2011. O resultado é ainda mais grave quando se considera que em 2009 esse índice era de 11%
Já em Português, os desempenhos, tanto do Ceará quanto do Brasil, são melhores, embora preocupantes. No Estado, 24% dos concludentes do Ensino Médio tinham conhecimento adequado em Língua Portuguesa no ano de 2011. A meta para o período era de 28,9%. Apesar disso, o Ceará teve apenas o 13º melhor desempenho.
Os números nacionais também decepcionam. Enquanto era esperado que pelo menos 31,5% dos estudantes com esse grau de escolaridade tivessem bons conhecimentos na disciplina, apenas 29,2% alcançaram esse patamar.
Ensino Fundamental avança mais ainda preocupa
Números ligeiramente melhores foram registrados no 9º ano do Ensino Fundamental. No Ceará, 24,4% dos estudantes nessa faixa de escolaridade tinham conhecimento em Português e 14,5% em Matemática, no ano retrasado. As metas eram, respectivamente, de 25,2% e 18%.
No Brasil, 27% dos estudantes nessas condições tinham conhecimentos adequados em Língua Portuguesa e 16,9% em Matemática, no mesmo período de avaliação. O esperado para as duas disciplinas era, respectivamente, 27,2% e 25,4%. Já no 5º ano, a situação é menos preocupante e a maioria das metas estaduais e nacionais foram cumpridas.
O Estado tinha como meta 39,7% de adequação em Português e 24,5% em Matemática. O Ceará bateu a meta em 7,4 pontos percentuais quanto aos conhecimentos matemáticos, mas deixou a desejar em Língua Portuguesa, ficando um ponto percentual abaixo do traçado.
Já os índices obtidos nacionalmente, em 2011, foram respectivamente de 27% e 16,9%, mas o esperado era 32% e 25,4%.
Mucambo e Jijoca de Jericoacora se destacam
No resultado dos municípios cearenses, os dois maiores destaques são Mucambo e Jijoca de Jericoacoara.
O primeiro destacou-se no 5º ano do Ensino Fundamental. Mucambo, situado na região norte do Estado, teve 86,6% de bom desempenho em Matemática e 81,6% em Português. Para efeitos comparativos, Fortaleza teve avaliação positiva, respectivamente de 22,6% e 31,3% dos alunos nessa etapa escolar.
Jijoca de Jericoacoara, por sua vez, destacou-se no 9º ano do Ensino Fundamental. Foram bem avaliados 55% dos alunos desse município na disciplina de Língua Portuguesa e 50,3% em Matemática. A Capital teve índices respectivos de 22,3% e 9,8%.
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