PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

quinta-feira, 7 de março de 2013

Cerca de 50% do estudantes cearenses não concluem ensino médio dentro do prazo

vestibular9 
Pesquisa aponta que 76% dos alunos cearenses de 3º ano apresentam baixo desempenho em lingua portuguesa e, um dado alarmante, 81% não atinge sequer a média em matemática

Pesquisa mostra que quase metade dos estudantes cearenses não concluem o ensino médio na idade certa. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (6) pelo Movimento Todos Pela Educação, articulado nacionalmente por professores, gestores e pesquisadores em ensino. A pesquisa aponta também que os alunos possuem dificuldades com os conteúdos de matemática e português.

Foram levados em conta, pela pesquisa, a porcentagem da população com idade entre 4 e 17 anos que frequentam a escola; o aprendizado adequado referente ao ano em que o aluno se encontra; e a conclusão do ensino fundamental e médio na idade certa.

Os dados levantados mostram que apenas 7% da população de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos está fora da sala de aula no estado do Ceará. O índice parece animador, no entanto, as análises apontam que 40% dos estudantes cearenses não conclui o ensino fundamental na idade certa (16 anos), e que 45,2% dos alunos de ensino médio não consegue terminar o terceiro ano aos 19 anos.

Baixo índice de aproveitamento

O relatório de metas alerta para o baixo nível de aproveitamento dos alunos da rede estadual de ensino, segundo os dados, os estudantes chegam ao final do ensino médio com muita dificuldade em disciplinas como matemática e português: 76% dos alunos de 3º ano apresentam baixo desempenho em lingua portuguesa e, um dado alarmante, 81% não atinge, sequer, a média na disciplina de matemática.

A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) informou por meio de sua assessoria que já tomou conhecimento da pesquisa e que está analizando os dados, por isso ainda não se posicionou publicamente a respeito deles.

Mais sobre a pesquisa

O movimento Todos Pela Educação, surgiu em 2006 e é formado por educadores, membros da sociedade civil e pesquisadores em educação. Eles vêm tentando contribuir para que o Brasil assegure educação de boa qualidade e no tempo certo a todas as crianças e jovens. Os indicadores foram atualizados com os resultados da Prova Brasil 2011, divulgados pelo Ministério da Educação no segundo semestre de 2012.

A Meta 1, que retrata a situação do atendimento à população de 4 a 17 anos, e a Meta 4, que acompanha a conclusão dos estudos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, também tiveram seus dados atualizados conforme os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário