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sexta-feira, 8 de março de 2013

Reajuste do diesel chega aos postos

O aumento no preço do diesel S-10 foi constatado, ontem mesmo, pelo próprio Sindipostos-CE

O reajuste de 5% no preço de venda do óleo diesel nas refinarias, aplicado ontem, pela Petrobras, para o produto já começou a ser vendido mais caro em alguns postos de combustíveis de Fortaleza. A tendência é que a majoração chegue à bomba de todos os estabelecimentos do Estado, em até três dias, tão logo os estoques começarem a ser repostos. O repasse do novo reajuste, o segundo em pouco mais de um mês, - no dia 30 de janeiro, o diesel foi reajustado em 5,4%, em média, no País -, foi confirmado na tarde de ontem, pelo Sindicato dos Proprietários dos Postos de Combustíveis do Ceará (Sindipostos-CE).

Posto na zona Leste de Fortaleza já apresentava, ontem, preço do litro do diesel S-10 em torno de R$ 2,34, e prometia novo aumento hoje Foto: Tuno Vieira

"Notamos que alguns postos já reajustaram os preços", declarou o assessor de Economia do Sindipostos-CE, Antônio José Gomes Costa.

Segundo ele, a expectativa é que o reajuste aplicado nos preços da refinaria sejam repassados integralmente para o consumidor final. "A tendência é ser igual (o percentual do reajuste) ao da refinaria", avalia Costa.

Se confirmado o repasse integral, em 40 dias, o preço do diesel em Fortaleza terá subido 10,67%, contribuindo para elevar ainda mais a inflação. Na Capital, o preço do litro do diesel nos postos de combustíveis, para o consumidor final apresentava, ontem, variação de 11,58%, com preço mínimo de R$ 2,15 e máximo de até R$ 2,399, semelhante ao preço do etanol.

Reajustes diferenciados

Costa explica que como no Ceará são comercializados dois tipos de diesel, o S-10 e o S-1800, os percentuais de aumentos serão distintos na Capital e no interior do Estado. O S-10 será reajustado entre 3% e 4%, e o S-1800, entre 2,5% e 3,5%, dependendo da distribuidora.

O S-10, com 10 ppm (partícula por milhão) de enxofre, é vendido exclusivamente nos postos da Capital, distribuídos num raio de até 50 quilômetros do terminal da distribuidora, em Fortaleza; enquanto o S-1800, com 1.800 ppm de enxofre, é distribuído para os municípios do Interior do Estado. Dados de pesquisa semanal da Agência Nacional de Petróleo (ANP), divulgada na última segunda-feira, mostram que, até o dia dois deste mês, o litro do diesel S-10 era vendido nos postos de Fortaleza pelo preço médio de R$ 2,263; e o do S-1800, por R$ 2,302.

Petrobras

Por meio de nota à imprensa, a Petrobras disse apenas que "esse reajuste foi definido, levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo".

Informou também que "o preço do diesel, sobre o qual incide o reajuste anunciado, (de 5%) não inclui os tributos federais, como a CIDE e PIS/Cofins e o tributo Estadual ICMS". Com mais esse aumento, a Petrobras tenta, via consumidor, minimizar os prejuízos que vem obtendo nos últimos anos, sob pressão do governo para evitar inflação.

Aumento vai pressionar o custo do transporte

São Paulo e Brasília.
O novo reajuste de 5% no preço do óleo diesel nas refinarias anunciado na última terça-feira, pela Petrobras, que já havia elevado o combustível em 5,4% no fim de janeiro, levou analistas, empresas e entidades a refazer os cálculos para determinar o impacto de alta que a medida pode ter no custo do frete no País, tanto no setor agropecuário quanto no industrial. Estudos iniciais de várias instituições apontam para elevações, que variam de 1,25% a 5%, o que significaria um repasse integral do aumento.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) projeta que o reajuste do preço do diesel vai provocar um impacto médio de 1,25% sobre o valor do frete. "É sempre uma pressão inflacionária, já que 60% do transporte de carga no País é sobre rodovias", afirmou o presidente da entidade, Clésio Andrade.

Já a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, (NTC&Logística) estima que o custo do frete pode ficar em média 1,46% maior.

Autônomos

Apesar das projeções de alta, Luiz Camilo Beneti, pesquisador da Esalq-Log - Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial, disse que motoristas autônomos podem absorver o novo aumento do preço do diesel em busca de competitividade. "Ao observar que os valores das transportadoras estão altos, (eles) aproveitam para entrar no mercado com os valores dos fretes mais baixos, dando assim equilíbrio (aos preços) no setor," avalia.

Agronegócio

Já a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) prevê que a alta do diesel pode representar um aumento no mesmo nível para o frete. "É possível que seja repassado (o porcentual de) 5% ou mais, porque o mercado está aquecido", disse Robson Mafiolletti, assessor técnico da Ocepar. Com a falta de caminhões para escoamento da safra, a nova Lei dos Caminhoneiros e a alta anterior no combustível, os fretes no Paraná já estão mais altos do que no ano passado.

Alta terá efeitos no varejo

Rio.
O reajuste de preços do óleo diesel, aplicado ontem pela Petrobras, deverá ter efeitos indiretos nos produtos industriais e chegar indiretamente no varejo por meio dos produtos.

No atacado, o óleo diesel pesa 2,90%, o que indica um impacto na formação da inflação dos produtos industriais de 0,15 ponto porcentual, cuja percepção será diluída nos índices ao longo do mês. Apesar de não ser diretamente sentido pelos consumidores finais, a análise de economistas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) é que, após dois aumentos consecutivos do óleo diesel na refinaria, haverá o encarecimento de produtos industrializados. Além disso, as empresas de ônibus tendem a pressionar por ajustes maiores das tarifas por causa do aumento de custos com combustíveis.

O óleo diesel irá pesar também sobre os preços dos produtos agropecuários, no atacado, que já aceleraram na passagem de janeiro para fevereiro (de -1,62% para -0,48%), puxados pela soja (-14,23% para -6,31%). A resposta da aceleração dos agropecuários no atacado, projeta Quadros, será a retomada do IGP-DI em 12 meses, embora abaixo do patamar de 1% registrado no início de 2012. Ele salienta ainda a pressão do minério de ferro sobre a inflação (de 2,02% para 4,04%)

Impacto

2,90% é o peso do óleo diesel no atacado, o que indica um impacto na formação da inflação dos produtos industriais

CARLOS EUGÊNIO 
REPÓRTER

 

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