PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Astronauta canadense a bordo da ISS registra belas imagens da Terra

O astronauta canadense Chris Hadfield, que está na Estação Espacial Internacional (ISS) desde dezembro do ano passado, registrou imagens impressionantes da Terra, três semanas após clicar a Lua sobre um "cobertor de nuvens".

Uma das fotos, publicada no Twitter de Hadfield na noite de segunda-feira (25), mostra a Estrutura de Richat, ou "Olho da África", que tem 50 km de diâmetro e foi descoberta em 1965 na Mauritânia. O local ainda é considerado um enigma para a ciência, e poderia ser resultado de uma erupção vulcânica há cerca de 100 milhões de anos, afundando depois em decorrência de um processo de erosão.

'Olho da África' (Foto: Chris Hadfield/Nasa) 
'Olho da África' foi clicado do espaço pelo astronauta canadense Chris Hadfield 
(Foto: Chris Hadfield/Nasa)
 
Outra imagem publicada na segunda-feira por Hadfield, que é engenheiro de voo, revela o Monte Etna, na Itália, coberto de neve e exalando uma fumaça preta.

Monte Etna, na Itália, é visto em erupção e coberto de neve (Foto: Chris Hadfield/Nasa) 
Monte Etna, na Itália, foi visto da ISS coberto de neve e entrando em erupção
 (Foto: Chris Hadfield/Nasa)
 
Uma terceira imagem clicada pelo astronauta canadense é de uma tempestade "furiosa" em formação.

Formação de tempestade (Foto: Chris Hadfield/Nasa) 
Formação de tempestade 'furiosa' também foi registrada pelo astronauta na ISS
 (Foto: Chris Hadfield/Nasa)
 
Em ocasiões anteriores, Hadfield já postou um vídeo em que ensina a cortar as unhas em um ambiente de gravidade zero, e outro em que canta uma música composta e gravada na ISS especialmente para o Natal, chamada "Jewel in the night" (Joia na noite). Segundo o astronauta, essa foi a primeira canção feita e executada no espaço.

Hadfield desembarcou na estação no dia 19 de dezembro, após decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo de um foguete russo Soyuz.

Além dele, fazem parte da atual expedição da ISS o americano Tom Marshburn e o russo Roman Romanenko. Nesta quinta-feira (28), devem se juntar a eles o comandante russo Pavel Vinogradov e os engenheiros de voo Chris Cassidy (americano) e Alexander Misurkin (russo), que vão viajar a bordo do foguete Soyuz TMA-08M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário