Para quem gosta de apreciar a beleza das raças caninas, tem desfiles de animais no próximo fim de semana
Fortaleza Criadores de cães de raça têm encontro marcado no próximo fim de semana, nesta Capital, durante as Exposições Panamericanas promovidas pelo Kennel Clube do Estado do Ceará (KCEC). Cerca de 180 animais das mais variadas raças deverão desfilar nas pistas que integram as edições 81ª, 82ª e 83ª das provas. No primeiro dia, acontecerão julgamentos especializados para Golden Retriever e Rottweiler. O evento é aberto ao público e reflete o crescimento da cinofilia no Ceará.
De acordo com o veterinário do KCEC, Daniel Uchôa, participarão cães de todo o Brasil, especialmente do Nordeste. A partir deste ano, só estão aptos às provas os animais com idades acima de seis meses. Esta é uma determinação da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), como forma de preservar o bem-estar dos filhotes a partir quatro meses. Antes, estes já podiam participar na classe inicial, que não existirá mais nos eventos.
Preferência
Ele também explica que as duas exposições especializadas para as raças Golden e Rottweiler respondem a uma demanda dos próprios criadores junto ao KCEC. Aumenta no Estado a preferência pelos dois tipos de cães, especialmente o primeiro.
Recentemente, chegou ao Ceará um grupo de dez novos exemplares da raça, vindo de um grande canil de São Paulo, com linhagem de campeões. Os animais foram adquiridos por diferentes criadores cearenses.
A preferência pelo Golden não é à toa. Segundo Daniel, é uma raça de extrema beleza, inteligência e sociabilidade. Também figura, ao lado do Boxer e do Labrador, como "o cão da família", por se adaptar muito bem a pessoas de diferentes idades, sejam crianças ou adultos. "Das especializadas devem participar cerca de 35 Goldens e 40 Rottweilers", afirma Daniel.
O Ceará também destaca-se na cinofilia nacional com a criação de Fila Brasileiro. O exemplar da raça "Atan", do criador Harrison Pinho, classificou-se entre os 10 melhores do Brasil em 2012. Neste ano, o mesmo criador traz o Fila "Boré", que promete repetir o sucesso nas pistas.
Categorias
O evento assegura premiações nas categorias Melhores de Raça; de Exposição; Filhotes; e Jovens. Os árbitros dos desfiles são Eugênio Gonzalez Aguilo (Chile), Fernando Macri (Uruguai), Jayme Martinelli, Roberto Lauria e Vânia Regina Haga, todos estes do Brasil.
A classificação dos animais considera critérios como beleza, estrutura e estado geral dos concorrentes. Daniel afirma que além da estética, é observado também o bem-estar geral do cão durante as apresentações.
Carrapatos ou feridas são incompatíveis aos animais de exposição, uma categoria que busca classificar o exemplar como "top de linha".
"Top de linha"Estrutura e beleza nas pistas
O fotógrafo Nilton Novaes, especializado em cães e também criador de Pastor Branco, mostra acima alguns dos exemplares que estarão nas pistas do KCEC: à esquerda, o Fila Brasileiro "Boré", de Harrison Pinho, que promete sucesso nas pistas. No alto, à direita, o Golden, "Kaiser", de Ivna Fontenele, originário do Canil Falcão Dourado (CE). Acima, o Rottweiler Doc Jecki Black Champion, do canil Rednas Rott (AM), originário do Canil Black Champion (MG), de Germano Soths. No sábado, haverá pistas especializadas para avaliações de Goldens e Rotts.
Mais informações
Exposições do KCEC, sábado (14h) e domingo (8h), no Colégio Farias Brito (FB Central), Rua Barão do Rio Branco, 2.680, Fortaleza
Entrada gratuita
VALÉRIA FEITOSA
EDITORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário