
Maço de cigarro (Foto: AP)
Uma organização não-governamental britânica que atua na prevenção e no
tratamento do câncer lançou um apelo para que autoridades adotem
mudanças no visual dos maços de cigarro para tornar o fumo menos
atraente para crianças e adolescentes.
De acordo com a entidade Cancer Research UK, usar embalagens menos
atraentes e com alertas de saúde é "vital" para proteger os menores dos
males do cigarro.
A organização divulgou uma pesquisa anual que indica que 570 menores
começam a fumar por dia na Grã-Bretanha. No total, cerca de 207 mil
crianças e adolescentes entre 11 e 15 anos fumaram pela primeira vez em
2011, 50 mil a mais do que em 2010.
Os números sugerem que cerca de 27% de todos os jovens abaixo de 16
anos na Grã-Bretanha experimentaram cigarro pelo menos uma vez, o
equivalente a um milhão de crianças. Além disso, oito em cada dez
fumantes adultos começaram antes dos 19 anos.
Sarah Woolnough, diretora-executiva de política e informação da Cancer
Research UK, afirmou que medidas urgentes são necessárias para enfrentar
o problema.
"Substituir as embalagens atraentes, de cores brilhantes que atraem as
crianças, por embalagens padronizadas que mostrem com destaque alertas
de saúde é parte vital dos esforços para proteger a saúde (das
crianças)."
"Reduzir o poder de atração dos cigarros por meio do uso de embalagens
simples dará a milhões de crianças uma razão a menos para começar a
fumar", acrescentou.
Vício
De acordo com a Cancer Research UK, os dados também sugerem que, à medida que ficam mais velhas, as crianças fumam mais.
Em 2010 a pesquisa descobriu que, entre crianças de 12 anos, nenhuma
fumava regularmente, 1% fumava ocasionalmente e 2% disseram que não
fumavam mais.
Mas, um ano depois, em 2011, ao pesquisar o mesmo grupo, agora com 13
anos de idade, 2% afirmaram que fumavam regularmente, 4% fumava
ocasionalmente e 3% informaram que haviam parado de fumar.
Metade de todos os fumantes de longo prazo vai morrer devido a doenças relacionadas ao fumo, segundo a organização.
Pesquisas já mostraram que crianças acham as embalagens sem cores ou
logotipos menos atraentes e, neste caso, há uma chance menor de serem
enganadas pelas técnicas de propaganda voltadas para jovens, segundo a
organização.
Em dezembro de 2012, a Austrália determinou a venda dos cigarros em
caixas verdes, sem nenhum logotipo ou marca, apenas fotos com alertas de
saúde.
Outro lado
A Associação dos Fabricantes de Cigarros britânica, afirmou que a porcentagem de crianças que fumam na Grã-Bretanha atingiu "o nível mais baixo: 5%".
"Não há prova plausível de que as propostas de embalagens padronizadas
terão um impacto nos números de fumantes jovens, na verdade pode até
aumentar o fumo entre jovens ao aumentar a disponibilidade de cigarros
contrabandeados vendidos por criminosos em comunidades locais",
acrescentou.
Simon Clark, do grupo de lobby britânico Forest, que atua contra a
adoção de restrições contra o fumo, reforça a visão de que não há
indícios conclusivos associando a aparência do maço a uma redução no
número de menores que fumam.
"Os principais motivos que levam adolescentes a começar a fumar é a
pressão dos colegas e a influência dos pais, não a embalagem", disse.
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