Site RedeSoccer.com é o segundo projeto do adolescente cearense Augusto Monteiro, criador do ´Big Wold´O programador paulista Flávio Enrique teve a ideia de criar uma rede social onde os usuários pudessem trocar informações sobre futebol e times preferidos e procurou o cearense Augusto Monteiro para tirar o projeto do papel Foto: Waleska Santiago
Se há um serviço na internet que caiu na graça do brasileiro são as redes sociais. Esse gosto local pelos sites de contatos pessoais fez com que o Brasil se tornasse o país com maior número de usuários do Facebook (65 milhões), depois dos EUA. Enquanto no resto do mundo a rede de Mark Zuckerberg enfrenta uma redução de 2% no tempo que os usuários passam diante de suas páginas, no Brasil esse tempo aumentou 208%, segundo pesquisas da empresa ComScore realizadas até setembro do ano passado. Fenômenos semelhantes têm acontecido com sites como YouTube e Twitter, como também atestam as pesquisas. Assim, o Brasil se insere no topo da lista de interesse dos principais serviços de internet, que acabam abrindo seus escritórios por aqui com uma certeza: além de futebol, o brasileiro adora redes sociais. Unir essas duas paixões brasileiras é o objetivo do site RedeSoccer.com, novo projeto do estudante cearense Augusto Monteiro Nobre, de 15 anos. Ele é o mesmo garoto que há cerca de um ano criou, sozinho, a rede social "Big Wold" (sic).
Problemas com os servidores da empresa que hospedava o Big Wold fizeram com que a primeira rede social do adolescente cearense fosse prejudicada com a perda do cadastro dos seus mais de 3,3 mil usuários. Mas o projeto continua e a notícia da criação da rede em 2012 evidenciou o talento do adolescente do interior do Ceará, autodidata em programação, e chamou a atenção do programador Flávio Enrique Ferreira, 37 anos, de São Paulo. Também especializado em marketing digital, Flávio Enrique procurou o criador do Big Wold para propor a parceria na criação de uma rede social para amantes do futebol. O estudante cearense topou o desafio, ficando responsável por todos os códigos por trás do RedeSoccer.com, utilizando seus conhecimentos nas linguagens de programação PHP, JavaScript, HTML, CSS e em banco de dados MySQL.
Iniciados os trabalhos em novembro do ano passado, o site ficou pronto em menos de dois meses e agora está sendo lançado em fase beta (para testes), aberto ao público.
Como conta Flávio Enrique, a ideia surgiu ao observar que o brasileiro adora futebol e rede social, mas não costuma comentar sobre o assunto e seus times preferidos no Facebook. "É um canal só para falar de futebol e agregar informação sobre o esporte", resume o idealizador do serviço. O programador paulista diz que a intenção não é competir com o Facebook, e sim promover uma integração com a maior rede social do mundo, como fazem outros serviços (o Instagram é um exemplo).
Os criadores do site apostam na realização do maior evento do futebol mundial no Brasil - a Copa do Mundo, em 2014 - para atrair usuários. Além dos recursos comuns a todas as redes sociais - troca de mensagens, compartilhamento de conteúdo multimídia, publicação de opinião, etc -, o RedeSoccer.com quer oferecer serviços como bolões de jogos (onde o usuários podem acumular pontos e concorrer a prêmios) do Campeonato Brasileiro e da Copa do Mundo e notícias sobre os times de interesse do usuário envolvidos nessas competições. Flávio e Augusto esperam, inclusive, um dia poderem oferecer transmissões de jogos pela web em alta definição - embora isso dependa de contratos a um custo muito elevado.
Evolução
O investimento necessário para dotar o site de serviços de ponta e fazer deslanchar o projeto já está sendo tratado com seriedade pelos dois idealizadores. Flávio Enrique revela que os contatos com possíveis investidores já estão sendo feitos. "Precisamos de R$ 500 mil, no mínimo", comenta. Sobre a possibilidade de surgir alguma oferta de compra do site - como aconteceu com o adolescente britânico Nick D´Aloisio, de 17 anos, que vendeu um aplicativo criado por ele ao Yahoo, por cerca US$ 30 milhões -, o garoto cearense diz que não há interesse em desenvolver o serviço para este fim. "A gente quer trabalhar e evoluir", comenta. Nesse sentido, Augusto Monteiro pretende ainda fazer melhorias na aplicação, tornando-a disponível em outra línguas e criando um aplicativo exclusivo para os smartphones e tablets da Apple.
Atualmente, o RedeSoccer.com pode ser acessado pelo navegador de internet em PCs e dispositivos móveis, mas só conta com aplicativo destinado aos celulares e tablets Android. Para chegar ao sistema iOS, da Apple, Augusto conta que precisa ainda se dedicar ao aprendizado da ferramenta Xcode, voltada para desenvolvimento de software para Macs, iPhones e iPads. Pelo que já demonstrou, o jovem talento cearense - que se inspira em Steve Jobs, o visionário da Apple morto em 2011 - não tardará em alcançar este objetivo.
Mais informações
RedeSoccer: www.redesoccer.com
Big Wold: www.bigwold.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário