Desde o dia 9 de Dezembro, os clientes da operadora Oi que usarem todo o pacote de
internet móvel que foi contratado terão o serviço de navegação suspenso.
A mudança vai valer para clientes dos planos pré-pago e de controle da
operadora. Quem quiser continuar com acesso à internet deverá
recontratar o pacote de dados ou contratar um pacote adicional avulso.
Outras operadoras também vão adotar a mudança no sistema ainda neste
ano.
A mudança na
cobrança da internet após o fim da franquia foi adotada inicialmente
pela operadora Vivo, em novembro. Antes, quando o cliente atingia o
limite da franquia, tinha a velocidade reduzida, mas não suspensa.
Segundo a Oi, o fim da velocidade reduzida, aliada ao novo modelo de
cobrança por pacotes adicionais, é uma tendência mundial por garantir
melhor experiência de navegação aos usuários de internet móvel.
A partir do
dia 28 deste mês, os clientes da Claro dos planos pré-pago e controle
também terão a internet bloqueada após atingirem o limite de dados do
plano contratado. Para continuar navegando, eles poderão adquirir
pacotes adicionais de franquia. Segundo a Claro, os clientes já estão
sendo informados das novas medidas, que permitirão que os clientes usem
seus pacotes de internet sempre em alta velocidade, sem reduzí-la após o
consumo de sua franquia.
A Vivo, que
começou a mudança pelos estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais,
vai ampliar a estratégia a partir do próximo dia 30 para os usuários
pré-pagos e controle do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Distrito
Federal, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul,
do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins. A empresa diz que já
avisou aos clientes sobre o ajuste nos planos, que deverá ser
implementado nos próximos meses para os clientes de planos pré-pagos e
controle de outros estados, bem como para os usuários pós-pagos.
A TIM vai
adotar o bloqueio do acesso à internet após o consumo da franquia
somente para os clientes que aderirem à oferta Controle Whatsapp, que
garante envio ilimitado de mensagens por meio do aplicativo. A operadora
diz que continua avaliando as diferentes possibilidades e não prevê
qualquer ajuste em seus planos atuais. “Os clientes necessitam de
franquias cada vez maiores e de uma experiência de internet de alta
qualidade e, nesse contexto, o modelo de redução de velocidade após o
consumo dos pacotes pode criar uma percepção negativa do serviço”, diz a
operadora.
Segundo a
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as regras do setor
permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de
cobranças, mas o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços
de Telecomunicações determina que qualquer alteração em planos de
serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com
antecedência mínima de 30 dias.
(Agência Brasil)
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