Pacote de programas da Microsoft é oferecido por assinatura e ganha recursos voltados às telas sensíveis ao toque
São Paulo Uma em cada sete pessoas no mundo utiliza o Office, o pacote de programas para escritório da Microsoft que inclui os populares Word, Excel, PowerPoint e companhia. O total de 1 bilhão de usuários faz da ferramenta de escritório um dos softwares mais populares do mundo - ao lado do Windows, também da Microsoft. Para manter essa popularidade em alta, em tempos de concorrência acirrada com soluções semelhantes de rivais de peso -como o Google -, o Office aproximou-se do Windows 8 e sua interface para dispositivos sensíveis ao toque (como os tablets) e foi para a nuvem.
Os
programas que compõe o Office, como Word, Excel e PowerPoint, podem ser
usados em qualquer dispositivo com acesso à internet, com recursos
acessíveis através de toque do dedo, mouse, teclado ou canetaJunto com o conceito de computação em nuvem, o escritório também se tornou móvel. O usuário das aplicações de escritório da Microsoft pode acessar seus documentos - e até os recursos do próprio software - de qualquer computador ou dispositivo móvel, onde pode fazer o login de sua conta do Office. O novo software funciona em múltiplos dispositivos (PCs e tablets com Windows ou Macs), com toque, mouse, caneta ou teclado.
Sua nova versão 2013 também ganhou uma edição que se assemelha ao uso do software como um serviço. É o "Office 365", vendido como uma "assinatura" anual no valor de R$ 179 ou de R$ 18 por mês. Para estudantes e professores universitários, a assinatura de R$ 179 vale por quatro anos.
O pacote traz todos os programas do Office, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote, Publisher e Access. Os programas podem ser instalados em até cinco computadores e dispositivos móveis. O usuário recebe ainda 20 GB adicionais de espaço de armazenamento no SkyDrive - serviço da Microsoft para guardar arquivos na internet - e 60 minutos de ligações telefônicas usando o software Skype.
Sob demanda
Com o Office 365, a Microsoft provoca uma mudança significativa em seu ciclo de atualização do software, que ocorria acada três anos. Agora, novos recursos e serviços na nuvem estarão disponíveis aos assinantes de forma automática, sem necessidade de instalações posteriores.
Essa praticidade se complementa com o recurso "Office Sob Demanda", presente no Office 365 Home Premium, que possibilita acessar toda a suíte de programas de qualquer equipamento conectado à internet, mesmo que este não seja o dispositivo usual do consumidor nem tenha uma licença do Office instalada.
Usando o software instalado no computador de casa, ao fazer o login, todos os documentos que o usuário editar na máquina e todas as suas configurações ficam disponíveis para acesso posterior onde quer que ele esteja.
Mudanças úteis
Além de fazer frente ao avanço de aplicações online como o Google Docs e o Zoho, as mudanças implementadas pela Microsoft em sua suíte de programas para escritório é uma arma também contra a pirataria. Para a gerente de produto Office da Microsoft Brasil, Gabriela Zaninetti, agregar serviços ao software acaba inibindo o problema e contribuindo para sua redução.
Quem prefere a tradicional caixinha com o programa em disco para ser instalado em uma única máquina, tem ainda a opção do Office 2013, vendido por R$ 239 na versão "Home and Student", por R$ 589 na versão "Home and Business" e por R$ 1.079 na versão "Professional".
"O Office está mais rápido, intuitivo e fluido", diz Gabriela Zaninetti. Na apresentação do software à imprensa, a executiva destacou recursos como a busca de imagens do Bing (serviço de busca da companhia) integrada às aplicações do Office. Assim como fazia com os antigos "cliparts" nas antigas versões dos programas, o usuário pode encontrar imagens na web com direito de uso liberado para incluir em seus documentos. Isso pode ser feito sem a necessidade de salvar as imagens antecipadamente no computador.
Na internet o usuário vai encontrar também um site (www.momento365.com.br) que traz dicas e ideias para quem deseja tirar proveito das funcionalidades do Office 365. Em outro enedereço (www.office.com), o usuário tem ainda à sua disposição centenas de modelos de documentos (os chamados "templates") com design profissional. Esse recurso também está integrado ao próprio programa.
Uma das mais populares aplicações do Office, o editor de textos Word ganhou uma visualização de documento mais completa. O programa está mais preparado para o uso em tablets, com suas telas sensíveis ao toque. Assim, a interface do programa permite interações do usuário através dos dedos. É possível, por exemplo, dar zoom no texto com um movimento dos dedos, ou inserir fotos e vídeos nos documentos e diminuí-los ou aumentá-los tocando e arrastando o objeto na tela sensível ao toque. Outra novidade do Word 2013 é a possibilidade de editar arquivos no formato PDF. Para isso, basta abri-los no programa e clicar na função de editar.
Outro programa do pacote, o Power Point ganhou a função "Show Presenter View", que, durante uma apresentação, mostra somente para o usuário o slide seguinte. O programa também possibilita fazer anotações que apenas o usuário pode ver.
Já o editor de planilhas Excel traz como destaque o recurso de autocompletar. Facilitando a vida dos usuários que não têm muita prática na elaboração de planilhas e gráficos, o programa tem a capacidade de entender o contexto do que o usuário está fazendo e sugere completar o resto da tabela no padrão que o usuário estava seguindo.
Popularidade
1 bilhão de pessoas em todo o mundo utiliza o Office. Pode-se dizer que uma em cada grupo de sete pessoas no mundo usa os programas da Microsoft
Mais informações
Os usuários podem encontrar conteúdo extra e dicas sobre o Office em www.office.com e www.momento365.com.br.
EBENEZER FONTENELE
EDITOR*
*O jornalista viajou a São Paulo a convite da Microsoft Brasil
Fonte: Diário do Nordeste
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