Centenas de admiradores de figura histórica participaram da programação que prossegue até dia 13
Quixeramobim Um cortejo com mais de 600 participantes abriu ontem pela manhã as festividades em homenagem ao aniversário de nascimento do beato Antônio Vicente Mendes Maciel. Ele ficou mais conhecido como Antônio Conselheiro, o líder do Arraial de Canudos, no sertão da Bahia, onde juntamente com milhares de sertanejos foi morto na guerra contra as tropas militares do Governo, entre os anos de 1886 e 1887. Professores, estudantes, artistas e admiradores percorreram as principais ruas da cidade anunciando o início da festa do "Conselheiro Vivo". Por onde passavam nas ruas, eram aplaudidos.
Durante
a manhã de ontem, professores, estudantes, artistas e admiradores
percorreram as ruas da cidade, anunciando a festa do "Conselheiro Vivo"
FOTO: TARCÍSIO FILHODiante do Paço Municipal, alguns grupos encenaram passagens da sangrenta batalha onde Antônio Conselheiro e seus seguidores foram massacrados por serem considerados fanáticos e revolucionários, apontados como uma ameaça para a República. A cada cena, aplausos e comoção.
Visita ilustre
Quem assistia, percebia a injustiça histórica ao herói tido como um louco. No dia anterior, ali defronte, na Praça Capitão Dias Ferreira, ainda havia dezenas de agricultores acampados, protestando contra a seca. Como foram embora no início da noite anterior, apenas os transeuntes viram o espetáculo. Mas um dos momentos mais aguardados pelos membros do Instituto do Patrimônio Histórico e Natural de Quixeramobim (Iphanaq), ONG responsável pelo projeto "Conselheiro Vivo", é a noitada deste sábado no espaço cultural Casa Conselheiro.
Uma comitiva da cidade de Canudos é esperada para participar do evento. Além de conhecerem o lugar onde Antônio Conselheiro nasceu e viveu até sair em peregrinação pelo sertão, os visitantes assistirão a abertura das exposições "Decálogos do Santo Guerreiro", do Audifax Rios; e "Poesia do olhar", fotografias de Tarcísio Filho.
Debate
Amanhã, ao meio-dia, o Iphanaq promove um debate na Canudos FM. Conforme o presidente da ONG, Ailton Brasil, o tema será "Conselheiro: no papel, na arte e no tempo".
O psicanalista e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Osvaldo Costa, e o artista plástico e escritor Audifax Rios foram convidados para discutir o assunto. O mediador será o cronista e professor Bruno Paulino. E à noite, a partir das 20h30, mais apresentações culturais na Praça da Matriz, com a Banda de Música de Quixeramobim Sebastião Doth e as peças "Antônio, o Conselheiro", com o Grupo Lamberage; "Antônios", com o Grupo Lamparinô; e "Melelego" da Cia Teatral de Canudos.
A programação segue até a quarta-feira, dia 13, data do 183º aniversário de Antônio Conselheiro. Pela manhã, a partir das 8 horas, está prevista a apresentação de produções escolares e a premiação dos vencedores do concurso Conselheiro nas Escolas. Ao meio-dia, o programa especial "Parabéns ao Conselheiro" será apresentado na Canudos FM, com a participação de integrantes do Iphanaq, da Secretaria de Cultura do Município, do Sesc-Ler, professores das oficinas e realizadores das exposições no Conselheiro Vivo.
Comenda
Ainda de acordo com os organizadores, as comemorações se encerram à noite na Casa Conselheiro, com a entrega da Comenda Antônio Conselheiro a três agraciados: Ângela Gutierrez, Audifax Rios e Antônio José Simão. Em seguida haverá palestra da professora doutora em Literatura, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e pós-doutora pela Universidade Federal de MInas Gerais (UFMG), Ângela Gutierrez. Os refletores se apagam após o show musical: "Conselheiro Infinito", de Azanias Henrique e Banda.
Conforme o presidente do Ipnahaq, professor Ailton Brasil, o projeto Conselheiro Vivo foi criado em 1998, com o objetivo de reparar o erro histórico alusivo ao vulto do líder de Canudos.
"Antes, na sua própria terra natal, era considerado um desvairado, um louco. Na verdade, ele foi uma vítima do autoritarismo do Estado. Aos poucos, os gritos do herói de Canudos ecoarão sertão afora", afirma ele.
O projeto Conselheiro Vivo é uma realização do Iphanaq e Secretaria da Cultura e Turismo de Quixeramobim, mantendo o apoio do Sesc-Ler, Sistema Maior de Comunicação e Fundação Canudos.
Mais informações
Conselheiro Vivo 2013
De 8 a 13 de março
Em Quixeramobim
Sertão Central
Telefone: (88) 9998.7434
ALEX PIMENTEL
COLABORADOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário