PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

quarta-feira, 6 de março de 2013

O clima de São João já anima a noite dos quadrilheiros do Grupo Junino Remelexo Cearense


Apresentação do Grupo Junino Remelexo Cerense
(Foto: Facebook)

Na noite de ontem (05) estivemos no ensaio do Grupo Junino Remelexo Cearense que ocorreu nas dependências da quadra de esportes do Colégio Alfredo Gomes, grupo que está a 13 anos representando o Colégio e que irá representar mais uma vez a cultura do nosso município nos festivais de São João deste ano. 

Conversamos com o presidente do grupo Junior na pessoa de Fábio Gomes, que nos concedeu uma entrevista contando quais as expectativas do grupo junino este ano. 

 O presidente nos conta que nesse ano deu - se a idéia de haver a junção dos dois grupos juninos existentes em nosso município (Flor do Mandacaru e Remelexo Cearense), pondo fim a uma rivalidade que na opinião de muitos não deveria existir, pois ambos os grupos divulgam a cultura junina do município. 

E é com esse propósito que o Grupo Junino Remelexo Cearense nesse ano de 2013 vem com o Tema o Cangaço, no qual abrange toda a cultura não só do município como também de todo o nosso estado e o nordeste em geral. 

O grupo junino conta com o apoio do núcleo gestor do Colégio Alfredo Gomes, onde o mesmo buscar trabalhar o incentivo aos valores culturais de modo geral, onde o grupo e composto por alunos (as) de várias escolas do município.


Ligia Resende e Flayane Santos noiva e rainha 
da Remelexo no ano de 2010
(Foto: Facebbok)
Fábio Gomes diz que expectativa é repetir o feito do ano de 2010 onde o Grupo Junino Remelexo Cearense na época conquistou todos os festivais por onde passou, e teve com destaque o seu casal de noivos e sua rainha, na qual o presidente já nos adianta que os noivos do Grupo Junino esse ano será composto pelo casal Ligia Resende e Felipe, com relação à escolha da Rainha ele ainda nos conta que existe dentro do grupo fortes candidatas ao posto e que a escolha será feita através de uma disputa que irá ser realizada na quadra do Colégio e contara com um corpo de jurados compostos pelo professor Adalípio, Jorge Gonçalves professor do Colégio Estadual Olegário Abreu Memória e pelo Coreógrafo Marcelo de Cariré, e é com essa proposta de trabalho que foi buscando melhorar cada vez mais o Grupo Junino Remelexo Cearense que a Coordenação traz o Coreógrafo Marcelo da Quadrilha Flor de Mandacaru da Cidade de Cariré, cujo mesmo é bastante conhecido em todas as regiões por onde passou, e tem um trabalho renomado mostrando dentro de quadra os frutos de seu trabalho colhendo sempre bons resultado.

O presidente do grupo faz o convite às pessoas que se interessarem e querem conhecer a família Remelexo Cearense é só ir ate o Colégio Alfredo Gomes onde o grupo ensaia todas as noites, ou ainda pelo Facebook do Grupo Junino Remelexo Cearense que será recebido de braços abertos pelos mesmos. Fábio também nos conta que esse ano o grupo contara com figuro novo tendo em virtude a venda do figurino usado no ano anterior, e pede a sociedade novarussense patrocínio e incentivo ao grupo junino, pois como sabemos não é fácil manter um grupo junino sem apoio seja ele comercial através da iniciativa privada ou ate mesmo municipal pela secretária de educação e cultura do município.

Na ocasião conversamos também com o coreógrafo Marcelo do Grupo Junino Flor de Mandacaru de Cariré, onde ele nos conta que a sua paixão pelo São João apareceu aos 15 anos de idade e como qualquer quadrilheiro que se apaixona por essa tradição cultural irá existir por muito tempo. Ele também nos conta ser um prazer conhecer o Grupo Remelexo Cearense onde foi convidado a realizar esse trabalho pela pessoa do presidente Fabio e do brincante Márcio, com relação ao tema Cangaço, ele diz que ficou bastante interessado já que é um tema que abrange não somente o município mais o nordeste em geral onde têm um forte exemplo de Lampião e sua esposa Maria Bonita onde para uns ele foi considerado o deus do Cangaço e para outros um assassino cruel e impiedoso, mais que com certeza deixou sua marca por onde passou, pois Marcelo relata que em um dos maiores festivais de quadrilha na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte está localizado o museu de Lampião, ele se diz também impressionado pela quantidade de participantes do Grupo Remelexo Cearense, pois são vinte e quatro pares de dançarinos e nos conta que em sua cidade Cariré é difícil de montar um grupo como esse onde ate o momento conta apenas com dezenove pares.

Perguntamos o que ele achava da Remelexo Cearense em seu primeiro ensaio e quais as suas expectativas, ele nos disse que pelo que tem visto até o presente momento se continuar a mesma alegria, força de vontade e evolução com certeza ao final do trabalho ele pretende ter contribuído bastante nesse desenvolvimento. Falamos também sobre o apoio onde na maioria das vezes não só em nosso município como em outros não é dado aos grupos juninos, citamos como exemplo o Grupo Junino Roça de Milho de Crateús que nesse ano se despede do São João por falta de apoio, Marcelo nos conta que a situação atual da Roça de Milho lembra um pouco da história da Flor de Mandacaru de Cariré onde no período de 2005 a 2008 não tinha nenhum apoio, e após dois anos parados retorna este ano com o tema: No mar tiro o sustento, no mar sou senhor, no mar eu jogo a rede, no mar sou pescador. Respondendo assim a pergunta de que a Flor de Mandacaru surpreendera a todos e fala que os dois grupos juninos têm em comum a força de vontade, a garra e alegria contagiante.  E que a partir do primeiro ensaio da Remelexo a tendência é evoluir cada vez mais.

Agradecemos a pessoa do presidente do Grupo Junino na pessoa de Fabio Gomes onde não é de agora que estamos tendo essa parceria com o Colégio Alfredo Gomes e a Remelexo Cearense que já vem no decorrer de algum tempo, e deixar aqui o nosso apoio ao grupo para divulgar os seus trabalhos em qualquer festival que forem se apresentar e competir. Também agradecer a pessoa do coreógrafo Marcelo da Flor do Mandacaru de Cariré e dizer que estamos à disposição do mesmo para divulgar o seu trabalho.

Confira o áudio da entrevista com Fábio Gomes presidente do Grupo Junino Remelexo Cearese e o Coreógrafo Marcelo da Flor de Mandacaru de Cariré.


 
Isack Souza
Reportér.

4 comentários:

  1. Parabens remelexo cearense por esse belo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Show de bola essa entrevista , parabéns ao Blog Ponto de Vista Noticias pela cobertura, e a Quadrilha Junina Remelexo Cearense..

    ResponderExcluir
  3. Meus parabens a todos que fazem ao grupo Junino Remelexo Cearense por mais um ano de tradição nesse ano de 2013 voces estão um espetaculo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, a todos do Grupo Junino Remelexo Cearence,que continuam levando a cultura regional para os que dela precisam.Saudades desse grupo que é e sempre foi minha familia...

    ResponderExcluir