Um total de 512 pessoas na fila reclamam da redução no número de procedimentos e da falta de materiaisO Hospital César Cals informa que o número de cirurgias não sofreu redução e que não faltam materiais para os procedimentos FOTO: THIAGO GASPAR (18/02/2010)
Pacientes na espera por uma cirurgia bariátrica reclamam da redução no número de procedimentos e da falta de materiais cirúrgicos no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). Atualmente, 512 pessoas aguardam por uma intervenção médica desse tipo, de acordo com o aposentado Francisco Silveira, de 64 anos. Ele avisa que necessita urgentemente do procedimento para redução do estômago porque já sente as complicações, como artrose, apneia do sono e disfunção renal, em virtude da obesidade.
Francisco revela que o grupo de pacientes, muitos do Interior do Estado, é acompanhado por médicos especialistas e já realizaram todos os exames necessários, mas ainda esperam pelo procedimento. Segundo ele, são feitas apenas duas cirurgias por semana. "Queremos que mais intervenções sejam realizadas porque muitas pessoas sofrem com as complicações da obesidade e precisam ser operadas".
Número
O Hospital César Cals informa que o número de cirurgias bariátricas não sofreu redução e que não faltam materiais cirúrgicos para os procedimentos. "A cada semana, são operados dois pacientes, que passam a ter mais saúde e qualidade de vida". A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio do HGCC, garante, ainda, as vitaminas necessárias à continuidade do tratamento.
Hoje, os procedimentos são realizados por videolaparoscopia, processo menos invasivo, de recuperação mais rápida e que permite que o paciente retorne às suas atividades normais em menor espaço de tempo. Esse tipo de cirurgia também favorece o tempo do procedimento, que antes era feito em até cinco horas e hoje pode ser realizado em duas horas, resultado de investimentos nas inovações tecnológicas feitos pelo Estado do Ceará. Até o momento, o HGCC já realizou 576 intervenções.
A cirurgia bariátrica é um procedimento médico de redução do tamanho do estômago para os casos em que o índice de massa corporal (IMC) atinge valores superiores a 40 kg/m². Existem dois tipos de cirurgia bariátrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário