Para realizar as compras no meio virtual com sucesso, é preciso ter atenção na hora de escolher os produtos
Pesquisa atesta que consumidores se sentiram menos arrependidos em compras online (28%) que em lojas físicas (43%) FOTO: LUCAS DE MENEZES
Acostumado a adquirir produtos pela internet, principalmente pela facilidade na pesquisa de preços, o publicitário Rafael Maia acabou surpreendido por um inconveniente. Ele realizou a compra de um tênis em um site de uma grande loja especializada em produtos de esporte, com confirmação da transação pelo e-mail e a garantia de que o produto estava sendo despachado. Porém, após um mês, recebeu uma nova mensagem informando que o pagamento não havia sido aceito.
"Como não descontaram o valor do cartão, que era da própria loja, não levei a reclamação à frente. Mas havia o compromisso de entregar o produto", lamenta Rafael. Mesmo com a decepção, ele diz que continua com as compras pelas lojas virtuais - exceto naquela em que foi gerada a insatisfação.
Os produtos mais comuns comprados por Rafael são calçados, livros e material de informática. "Nunca tive problema quanto a isso e eu não tenho surpresa ruim, não. Quando vou comprar, pesquiso antes em uma loja (física) para ver como é (o produto)", informa. A compra por meio do comércio eletrônico é apenas para evitar "ficar rodando de loja em loja" e para conseguir o que acaba saindo mais em conta.
Sites internacionais
Também acostumado a comprar em lojas virtuais - sobretudo livros e DVDs -, o jornalista João Carlos Bento decidiu testar o atendimento e a entrega de um site internacional.
"Conhecia várias pessoas que tinham comprado camisetas da Threadless, que fica nos Estados Unidos. No site, eles dizem que o embarque dura dois dias e para a chegada tinham estipulado cerca de um mês", explica.
Como não estava muito confiante no sucesso da compra, imaginando que poderia ficar retida na alfândega, ele diz que já esperava que algo desse errado. Mas o inesperado ocorreu: com quase um mês de espera, os produtos chegaram. Foram três camisetas personalizadas, duas por U$S 9,95 e outra de U$S 12. Segundo os cálculos de João Carlos, foram gastos cerca de R$ 84 nos três produtos, somado o embarque internacional e o frete.
"O tamanho foi no chute. Comprei todas M. Como eu sou alto, não tive muito problema. A outra, que eu dei de presente, ficou um pouco comprida. Acredito que o P deles seja o nosso M. De modo geral, não chegou a ser tão desagradável", argumenta João Carlos.
Escolha consciente
De acordo com pesquisa elaborada pelo guia de compras virtual Kuanto Kusta, 61% dos entrevistados afirmaram que as compras na internet são mais conscientes. Enquanto isso, 46% consideram que a presença do vendedor faz com que se sinta pressionado a comprar.
Questionados sobre a última vez que se arrependeram de uma compra, 43% das pesquisados responderam que realizaram em loja física e 28% em loja online. Já 32% que compraram por impulso, afirmaram que a transação foi feita durante compra presencial, enquanto 24% fizeram em endereço virtual.
Preferência de compra
Apesar de pesquisar bem antes de comprar no mundo virtual, o jornalista João Carlos reconhece que, no caso dos eletrônicos, ir a uma loja física, para ele, é o ideal. "É uma coisa que tem que tocar. Você sabe que está pagando mais caro, mas se sente mais seguro. Pela internet, o risco de se frustrar é maior nesse caso. Na loja física tem a garantia de troca, você conhece os vendedores", explica. (GR)
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