PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aplicativos geram vídeo e imagens 3D

Transformando fotos em vídeos, ferramentas prometem incrementar o compartilhamento de conteúdo em rede social

Em tempos em que a expressão da personalidade ganha força nas redes sociais, a imagem assume um papel de destaque na apresentação pessoal dos usuários. As fotos como registros do cotidiano movimentam curtidas e compartilhamentos no Facebook, por exemplo, além de caracterizarem bem a instantaneidade do mundo virtual. O que ainda não ganhou muita popularidade mas promete tomar conta dos perfis é a conversão automática de um conjunto de fotos em vídeos personalizados com trilha sonora, legendas e demais recursos audiovisuais. Para isso, aplicativos como "Takes", "123D Catch" e "Masher" reúnem novidades que facilitam os processos criativos dos usuários.

foto: O programa 123D Catch, da Autodesk, gera uma imagem em três dimensões a partir de uma série de fotos

Nova sensação para quem gosta de captar imagens com smarthphones, o aplicativo Takes para iOS ajuda na hora de decidir entre foto ou vídeo, sem muito esforço. Funcionando como uma câmera convencional, o aplicativo estimula os cliques, sem se preocupar se aquilo vai ou não ser transformado em vídeo mais tarde. E o mais interessante é que o Takes não faz uma simples junção de imagens, criando uma apresentação com slides. Ele realmente filma ao acionar o botão de captura, focando só na imagem num primeiro momento.

O processo para criar um vídeo utilizando o Takes é bem simples. Após fazer as capturas, clica-se em "Create" e selecionam-se até quinze imagens. Na tela seguinte, o Takes dá um prévia da produção com a trilha sonora original. Mas você pode mudar isso, com uma lista de opções musicais ofertada pelo aplicativo.

Outra coisa bacana é a aplicação de filtros, o que deixa a produção final do usuário ainda mais interessante. Deslizando o dedo para os lados, o aplicativo muda a aparência do vídeo na mesma hora. Com o trabalho concluído, é possível escolher se o vídeo permanecerá privado ou será aberto para que seja compartilhado com outras pessoas.

Produção tridimensional

O 123D Catch, aplicativo lançado em 2012 pela empresa americana de software de design e de conteúdo digital Autodesk, dá a opção de transformar fotos convencionais em objetos 3D. Para realizar a conversão, é necessário tirar algumas fotografias do objeto em ângulos diferentes. O aplicativo armazena até 40 imagens. Feito isso, as fotos devem ser enviadas à ferramenta online Autodesk Cloud. O software une as imagens que capturou e constrói modelos tridimensionais realísticos. Além disso, com software apropriado e uma impressora 3D é possível até mesmo gerar um objeto físico da imagem que o programa capturou.

Uma alternativa online para a criação de vídeos é o aplicativo Masher. Diferente de alguns programas de edição que precisam ser instalados no computador, o Masher trabalha dentro do Facebook, a partir das fotos disponíveis nos álbuns dos próprios usuários da rede social.

O processo de criação tem três fases. A primeira é a seleção de imagens, vídeos e músicas que podem ser carregados da conta do Facebook, do banco de dados Masher ou do computador. A segunda é para adicionar efeitos, que podem ser simples textos, tratamentos de cor, animações ou vinhetas. Finalmente, depois de tudo pronto e colocado em um tipo de linha do tempo, o usuário pode compartilhar sua criação no Facebook e no Twitter ou apenas salvá-la na galeria do site.

O estudante Nathanael Lopes Filgueiras, de 18 anos, faz edição de vídeos desde os 13 anos de idade, quando teve o primeiro contato com o programa Windows Movie Maker. Hoje, ele edita trabalhos da faculdade e faz homenagens para os colegas no programa Sony Vegas Movie Studio 11. Convidado pelo Tecno a experimentar o Masher, o estudante reconhece a funcionalidade do aplicativo. "O programa é bem funcional para quem precisa editar vídeos e não tem domínio técnico de algum outro programa", comenta.

Limitações

Apesar das facilidades, Nathanael admite limitações no serviço. "O Masher não suporta muitos arquivos multimídia de fora do Facebook. Além disso, no final, aparece uma marca d´agua nada discreta no canto direito do vídeo e torna feia a sua produção. Para completar, não tenho a opção de fazer download do meu próprio vídeo", critica. Para o estudante, uma solução viável para garantir mais visibilidade ao Masher seria uma parceria com aplicativos que envolvam fotografia, como o Instagram. "As fotos do Instagram, somadas a umas transições bacanas e uma trilha sonora legal, talvez fossem um bom casamento".

Opções

Takes - Aplicativo para iOS. Produz videoclipes a partir de fotos.

Diferencial: Não faz uma simples junção de imagens, como numa apresentação de slides. Filma ao acionar o botão de captura.

Disponível em http://www.takes.com/

123D Catch - Aplicativo para iOS. Transforma fotos convencionais em objetos 3D. Diferencial: Une as imagens capturadas e constrói modelos 3D realísticos. Com um software apropriado e uma impressora 3D é possível também gerar um objeto físico da imagem que capturou. O aplicativo está disponível em www.123dapp.com/catch 

Masher - Aplicativo integrado ao Facebook. Trabalha dentro da rede social, a partir das fotos disponíveis nos álbuns dos próprios usuários. Diferencial: realiza a edição de vídeo sem precisar estar instalado como um programa no computador. Disponível em www.apps.facebook.com/mashervideo

Nenhum comentário:

Postar um comentário