Autoridades americanas anunciaram na sexta-feira (29) uma proposta
de normas mais estritas sobre emissões dos veículos e a concentração de
enxofre na gasolina como parte dos esforços do presidente Barack Obama
para reduzir a poluição atmosférica.
As novas normas propostas pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, na
sigla em inglês) demandarão uma gasolina com baixíssimo teor de enxofre,
bem como um controle maior das emissões nos canos de descarga de carros
e caminhões leves.
"As normas propostas reduzirão os níveis de enxofre na gasolina em mais
de 60% até 10 partes por milhão (ppm) até 2017", disse a EPA em um
comunicado.
Paisagem de Los Angeles. (Foto: Gabriel Bouys/AFP)
"A proposta está desenhada para ser implementada no mesmo âmbito
temporário da fase seguinte do programa nacional da EPA para reduzir a
emissão de gases de efeito estufa (GEE) por parte dos automóveis e
caminhões leves a partir de modelos do ano 2017", acrescentou.
O governo Obama indicou que a proposta causará o aumento de 1 centavo
de dólar no preço do galão (3,78 litros) de gasolina de venda ao
consumidor. Mas os críticos dizem que os custos serão mais altos, com
estimativas que vão de 6 a 9 centavos a mais por galão.
"Com o galão da gasolina a US$ 4 em muitas partes do país, não podemos
nos dar ao luxo de políticas que subirão os preços do combustível",
disse o presidente do Comitê de Energia e Comércio da Câmara de
Representantes, Fred Upton, um republicano de Michigan.
As manobras das empresas petroleiras para atrasar as normas fracassaram, segundo os meios de comunicação americanos.
Os defensores da nova norma saudaram a decisão como um passo crucial no
segundo mandato de Obama. As novas normas poderiam ser "a política de
poluição do ar mais importante que o presidente Obama adotará em seu
segundo mandato", disse William S. Becker, diretor executivo da
Associação Nacional de Agências de Ar Limpo, em declarações ao jornal
"The Washington Post".
"Não há outra estratégia de controle da contaminação do ar que
conhecemos que gere uma redução das emissões tão substancial, rentável e
rápida", acrescentou. As normas propostas serão publicadas no Registro
Federal, após o que haverá um período de comentários públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário