PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

terça-feira, 2 de abril de 2013

Iguatu oferece matérias-primas para móveis

A demanda crescente na região tem sido atendida com o surgimentos de novos negócios no segmento

Iguatu. O crescimento do número de marcenarias, especializadas na fabricação de móveis planejados, no Interior do Ceará, exige oferta de matérias-primas. Para acompanhar essa tendência, os empresários estão ampliando e investindo no setor. A ideia é atender à clientela regional, evitando compras em locais mais distantes como a Capital e outras regiões do Estado.

Esta cidade, localizada na região Centro-Sul, ampliou as vendas de compensados, fórmicas, chapas, puxadores, vernizes e acessórios para a produção de móveis planejados de madeira. Cerca de 60 marcenarias funcionam na região a todo vapor, atendendo ao gosto de uma clientela que varia de exigência de móveis mais simples aos mais sofisticados, com requinte e luxo.

De olho no crescimento do mercado na região Centro-Sul, o escritório do Sebrae desenvolve um projeto que visa ao fortalecimento da atividade e a capacitação dos marceneiros FOTO: HONÓRIO BARBOSA

De olho nesse segmento, o empresário Tadeu Rolim, do ramo de material de construção, instalou há um ano e cinco meses, nesta cidade, a loja Unicenter Marcenaria, especializada em venda de matéria-prima para a produção de móveis. "Vimos que havia uma carência para atender a necessidade dos marceneiros", disse. "A pesquisa de mercado comprovou a nossa intuição e decidimos investir no segmento. Deu certo", comemora Tadeu Rolim.

Empolgado com as boas vendas, Rolim já planeja ampliar o negócio. "O segredo é sempre inovar e trazer novidades do mercado", explica. Recentemente, o empresário participou da feira especializada em São Paulo e trouxe para a região várias novidades. "Investimos em produtos de luxo para atender a uma clientela de maior poder aquisitivo", disse. "Temos também artigos mais populares".

Facilidade

De acordo com o marceneiro, Felipe Sena, hoje não há mais necessidade de deslocamento para a região do Cariri cearense ou Fortaleza para adquirir matéria-prima para a fabricação de móveis. "Há variedade e qualidade", disse. "Encontramos lindos modelos de puxadores, fechaduras resistentes e de luxo e MDF madeirado e em laca".

A abertura de empresas especializadas em venda de matéria-prima para a produção de móveis planejados facilitou a vida dos marceneiros. "Agora, ficou mais cômodo e melhor, porque temos prazo e produtos que atendem à exigência de um público mais sofisticado", disse o marceneiro, Ribamar Oliveira.

A empresa pioneira no setor, nesta cidade, é a Comacom, que permanece investindo em produtos especializados para a produção de móveis de madeira. "Temos de acompanhar. "É um setor que está em expansão". A empresa tem fabricação própria de algumas peças.

Madeira

O consultor do Sebrae, Alcides Marques, observa que, na última década, houve um avanço formidável da produção e consumo de móveis de madeira. "Antes, houve uma tendência para o móvel de metal, metalon, mas o gosto pela madeira ressurgiu e é uma tendência que veio para ficar".

Um dos pioneiros em fabricação de móveis de madeira modernos, com designer atual, nesta cidade é Valdemir David. Inicialmente, fazia os produtos e esperava a vinda dos clientes. Depois passou a receber encomendas e fazer peças sob medida, planejadas de acordo com espaço e tamanho dos cômodos.

"Enfrentei a concorrência dos móveis industriais, de metal, mas sabia que era tendência passageira, pois os móveis de madeira são mais bonitos e deixa o ambiente mais agradável".

Os marceneiros seguem o designer atual, moderno, e as cores da moda e da preferência dos consumidores. Para isso, as lojas precisam oferecer fórmicas, chapas e MDF de acordo com a tendência do mercado. "Encontrei a cor que eu queria, igual a um modelo que vi na revista", contou a dona de casa, Ana Lúcia Rodrigues. Com lista de material e orçamento na mão, decidiu investir mais cinco mil reais para adquirir novos móveis para o quarto e sala de sua casa. O setor de fabricação de móveis de madeira planejados está aquecido na região Centro-Sul. As marcenarias trabalham diariamente em três turnos, recebendo encomendas para residências e lojas de clientes da região.

De olho nesse mercado, o escritório do Sebrae desenvolve um projeto que visa ao fortalecimento da atividade e a capacitação dos marceneiros.

Qualidade
O esforço do Sebrae é de formar grupos de profissionais para o melhor crescimento de atividades industriais na região. Trabalho semelhante já foi realizado com o setor de panificação e os resultados obtidos foram considerados favoráveis.

Os marceneiros participam de missões técnicas, consultorias nas áreas de atendimento ao cliente e gestão administrativa e financeira, designer e qualidade dos produtos. Cerca de 10 profissionais participam com regularidade. "Queremos ampliar o número de participantes e fazemos um trabalho de sensibilização dos marceneiros. O nosso objetivo é chegar a 20 empresas".

Os móveis de madeira projetados são feitos segundo medidas do espaço. Alguns clientes já apresentam o projeto, mas outros são os próprios marceneiros que fazem o desenho e dão sugestão para atender à demanda. O setor gera cerca de 100 empregos diretos.

Mais informações

Escritório do Sebrae em Iguatu - (88) 3581. 1864
Unicenter Marcenaria - (88) 3581. 4554
Comacom - (88) 3581. 0040

HONÓRIO BARBOSA 
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário