PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

domingo, 7 de abril de 2013

Para deputado, Dilma deve manter Dnocs no Ceará

Dedé Teixeira disse que, nos bastidores da visita de Dilma, comentava-se que ela desconsiderou a transferência do órgão para Brasília FOTO: VIVIANE PINHEIRO

Os deputados da Assembleia Legislativa estão preocupados com a possível transferência da sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Fortaleza para Brasília e cobram da presidente Dilma Rousseff explicação sobre o caso. O tucano Fernando Hugo, em pronunciamento na Casa, questionou quais seriam os benefícios de se tirar o órgão do centro do semiárido para encaminhá-lo para o Distrito Federal.

Para minimizar a tensão que recaiu sobre os parlamentares, o líder do PSB na Casa, deputado Wellington Landim, afirmou que em entrevista para uma rádio local, a presidente disse ser totalmente contra a saída da sede do Dnocs de Fortaleza e no que depender dela a unidade permanecerá na Capital cearense. A sugestão de mudança do local da sede do Dnocs foi apresentada pelo Ministério da Integração Nacional.

Semiárido

"Por que a presidente Dilma quando chegou aqui não disse que a história de transferir o Dnocs para Brasília não procede?", questionou Fernando Hugo. Ele defendeu que o centro do semiárido fica no Nordeste, portanto,  o órgão deveria permanecer com sua sede em Fortaleza. "Se tirar daqui é uma maldade do Governo Federal, que tem sido centralizar de políticas eleitoreiras", criticou.

O deputado fez um histórico do equipamento e lembrou de obras como Castanhão e Orós, além de ferrovias, portos e outras ações visando a conservação do bem-estar estrutural da região.  O parlamentar afirmou também que todos os parlamentares deverão "lutar" para manter o Dnocs e tentar tranquilizar a população cearense.

O petista Dedé Teixeira afirmou que, nos bastidores da vinda da presidente Dilma à Fortaleza, chegou-se a comentar que a chefe do Executivo federal desconsiderou essa possibilidade. "Essa loucura de setores do Governo pode até ter sido pensada de forma sorrateira por eles, mas a presidente jamais tiraria do Nordeste um equipamento como o Dnocs", disse o petista, afirmando que a unidade precisa, na verdade, é ser reestruturada. "Com certeza ela não cometeria uma loucura dessas, contra o Ceará e contra essa instituição".

Mobilizar

Roberto Mesquita (PV), compartilhando com os pensamentos de seu colega tucano, disse que, além de o Nordeste dever muito ao Dnocs, a presidente Dilma deve "muito" ao Nordeste. "O ministro da integração disse que existe essa iniciativa, sim. Mas é preciso mobilizar a todos para impedir que isso aconteça". O deputado Neto Nunes afirmou que existe, sim, uma movimentação no Ministério da Integração para transferir o órgão até extingui-lo, aponta.

Para Fernando Hugo, o Dnocs é a maior instituição de defesa do Nordeste, e, portanto, não seria aceitável a proposta de mudança de sua sede. Já a deputada Fernanda Pessoa (PR) lembrou que foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para discutir a reestruturação do órgão, em um debate com participação da bancada federal. "Sabemos da importância desse órgão para o Nordeste, então temos que fazer o possível para preservá-lo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário