PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pesquisa fala de fé em época de caos

PE_CICERO 
A reverência dos romeiros ao Padre Cïcero chamou a atenção do antropólogo,
 observando que vidas e a própria cidade foram transformadas pela religiosidade.

A reverência dos romeiros ao Padre Cïcero chamou a atenção do antropólogo, observando que vidas e a própria cidade foram transformadas pela religiosidade

Juazeiro do Norte. “Para enfocar a história de Juazeiro e do Padre Cícero, o livro de Della Cava traz uma visão relacionada à historiografia do Nordeste brasileiro, além da inserção da cidade juazeirense nas questões da política nacional”. A afirmação é do coordenador do lançamento, o escritor Geová Sobreira, durante a abertura da solenidade.
Sobreira disse que o livro traz edição ampliada, com formado e composição editorial renovados. Outros intelectuais também se pronunciaram sobre a iniciativa editorial, destacando o valor da pesquisa de Della Cava para a história não apenas do Cariri mas para o todo Pais.

Renato Casimiro afirma que o livro tornou-se referência para a elaboração de teses de mestrado e doutorado, que enfocam movimentos rurais e urbanos no Brasil. "Já vi situações em que bancas criticam os pesquisadores por não terem usado o livro com subsídio bibliográfico", ressalta. A socióloga Marilena Chauí é uma das intelectuais que destaca a importância desse trabalho. "É, na verdade, uma bagagem documental extensa, com milhares de documentos que traçam a história de 1872 até 1934", diz Casimiro.

O brasilianista Della Cava afirma que a terceira edição é bem melhor, com contribuições importantes. O texto original foi atualizado, com o índice remissivo para ajudar os pesquisadores e a apresentação do professor Diatahy Bezerra de Meneses, que indica o lugar da sua obra na historiografia do Brasil.

"A minha tentativa sempre foi de mostrar que a história de Juazeiro não era marginal à história do Brasil, e sim integralmente uma parte dela. Como era também uma parte da história econômica internacional", diz. A obra foi utilizada pela comissão que estudou as condições para a reabilitação do Padre Cícero. Ele afirma não saber qual parte foi a sua contribuição. Para o escritor, o Juazeiro se tornou a cidade mais importante do Ceará e o Padre Cícero fica como o grande padrinho do sertão Nordestino.

Celebração

Padre Cícero morreu aos 90 anos, em 20 de julho de 1934. Neste ano, serão celebrados os 80 anos de sua morte. Nos anos de 1930, período em que estava praticamente recluso em sua casa, permaneceu no ostracismo para as lideranças eclesiásticas, mas no coração do povo Nordeste estava presente na terra um homem santo. Os milhões de romeiros passaram a chamá-lo de padrinho. Para Casimiro, Della Cava trouxe um olhar diferenciado sobre Juazeiro com o seu livro, desprovido de sectarismo e paixão. A partir daí, começou uma nova visão, com reconhecimento da própria academia sobre o fenômeno de Juazeiro.

O escritor Ralph Della Cava disse, quando esteve no Juazeiro, em 2011, que seu envolvimento com a história da cidade e do Padre Cícero iniciou há quase meio século. Ele foi influenciado pelo seu professor, o antropólogo Charles Wagley. De lá para cá, houve uma mudança de vida. O docente também foi um grande antropólogo que se interessava muito pela história de Juazeiro e indicou-a para que Ralph Della Cava como foco de estudo. "O Padre Cícero era um homem fiel à Igreja. A sua vocação foi de tomar conta de um povo errante e migratório, num tempo de seca, caótico. O verdadeiro milagre que pode ser visto é a transformação das vidas e desta cidade", disse o escritor. Após a solenidade de lançamento, Della Cava fez sessão de autógrafos para os participantes.
Mais informações:

Secretaria de Cultura e Romariade
Juazeiro do Norte
Rua Santo Agostinho, S/N
Centro- Cariri
Telefone: (88)3512.3380

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário