A Seinfra informou que dois VLTs já estão prontos e os outros
seis se
encontram em fabricação. O ramal terá 12,7 quilômetros de
extensão
Divulgação
Antes previsto para ser entregue no fim do ano passado, o Veículo Leve
sobre Trilhos (VLT), que levará passageiros do Mucuripe até a Parangaba,
teve a data de início de sua operação adiada e agora deverá estar em
funcionamento até o dia 31 de maio, ainda antes da Copa do Mundo. Não é
confirmado se todas as dez estações estarão concluídas, sendo
garantidas, até o momento, a que partirá do Ideal Clube, no bairro
Mucuripe, e a última estação, na Parangaba.
Tendo sido iniciadas em abril de 2012, as obras tiveram seu prazo
prorrogado por mais três meses e 18 dias, "por conta de intercorrências
comuns para esse tipo de obra", segundo justificou a Secretaria de
Infraestrutura (Seinfra), por meio de sua assessoria de imprensa. Agora,
elas devem ser finalizadas até o dia 18 de abril. Desta data até o fim
de maio, serão feitos os testes para, só então, o ramal começar a
transportar passageiros. Também não está decidido se, em 31 de maio, o
VLT funcionará em operação assistida, com horários reduzidos e sem
pagamento de bilhete, ou comercial.
Andamento
De acordo com a assessoria da Seinfra, o ramal - que faz parte do
pacote de ações de mobilidade urbana para a Copa do Mundo e conta com
recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) - está com 47%
das obras executadas. O contrato, antes orçado em R$ 265,5 milhões, foi
aditivado em R$ 8,4 milhões, devido à inclusão no escopo do VLT das
obras das Estações Iate e Antônio Sales e do trecho de Via Permanente
entre a Estação Mucuripe e Estação Iate. Do montante total, R$ 3,3
milhões estão sendo gastos com projetos, R$ 92,2 milhões em
desapropriação e R$ 178,4 milhões com obras.
O projeto contempla oito VLTs, a serem construídos pela empresa Bom
Sinal, na cidade de Barbalha. A Seinfra informou que dois deles já estão
prontos e os outros seis se encontram em fabricação. O ramal terá 12,7
quilômetros de extensão, sendo 11,3 quilômetros de superfície e 1,4
quilômetro em elevado. Ele vai operar em via dupla e fará conexão
ferroviária entre a Estação Parangaba e o bairro do Mucuripe. O VLT
cruzará 22 bairros e beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia.
Tipos de estação
O projeto prevê a construção de três tipologias de estação, sendo uma
elevada em Parangaba, que fará integração com a Estação Parangaba -
Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o terminal de ônibus do Sistema
Integrado de Fortaleza, a Estação elevada do Papicu (que fará a
integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal) e outro tipo de
padronização para as outras oito estações: Montese, Vila União,
Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e
Iate. O ramal terá elevados sobre as avenidas Pontes Vieira, Raul
Barbosa e Antônio Sales.
Na Estação Iate, no bairro do Mucuripe, os trabalhos estão em fase de
acabamento e o muro de arrimo erguido ao longo da Via Expressa, entre as
avenidas Santos Dumont e Alberto Sá, foi concluído. Ao mesmo tempo que
ocorre a implantação do VLT estão sendo feitos trabalhos de remodelação
da linha de carga que segue paralela à linha do ramal.
No trecho do ramal no bairro Vila União, onde ficará a Estação
Rodoviária - que já está pronta - está sendo construído um túnel para
permitir que a Avenida Borges de Melo passe por baixo da linha férrea. A
estação Rodoviária foi a primeira pronta das dez estações previstas.
Sérgio de Sousa
Repórter
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste
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