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domingo, 7 de setembro de 2014

Projeto em Canindé acelera alfabetização de crianças

Professores com vocação alfabetizadora foram capacitados
 para atender aos alunos
Fotos: Antonio Carlos Alves 
Canindé. Um projeto piloto criado na área educacional neste município, a 126 quilômetros de Fortaleza, faz a diferença na vida de muitas crianças. Em fase de alfabetização, elas têm acompanhamento especial e conseguem aprender a ler em menos de um ano. O programa funciona em regime de tempo integral, facilitando o contato direto entre diretores, professores, alunos e pais.

Em Canindé, 700 aprendizes participam pela primeira vez no Ceará de uma experiência inovadora, criada pelo próprio município. Todas as salas de aula da escola são do 1º ano e com alunos da mesma idade. "Fiquei muito feliz quando ela começou a ler. O Projeto é importante e observo um avanço na educação das crianças", afirma Glauciene Uchôa, mãe da aluna Gabriela.
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O Centro de estudos está comprometido a receber estudantes não 
só do 1º ano do Ensino Fundamental como também os alunos
 da Educação Infantil.
Francisca Milena, de apenas sete anos, residente no bairro da Palestina, já exibe com orgulho o que aprendeu na escola. "Sei fazer o seu nome e leio o que você escrever", comemora.

Aprendizado

Quem também se sente feliz com o projeto é a mãe da aluna Ana Alice Dantas Araújo de 06 anos. "Minha filha já sabe ler muitas palavras e escreve o nome de muitas coisas que encontra na sua frente. Isso nos dá a certeza que seu futuro será muito promissor'', comemora Carmem Araújo Dantas.

Maria das Dasdores Pessoa, mãe de Ana Vitoria Pessoa, de sete anos, diz que morava em Fortaleza e sua filha tinha dificuldades de aprendizagem. "Em dois anos, não aprendeu o alfabeto. Foi quando tomei conhecimento do Centro de Referência. Voltei para Canindé e matriculei minha Vitória. Aqui, em menos de dois meses, ela aprendeu a escrever o nome completo, os numerais, as vogais. Foi incrível", elogia.

O depoimento de Elisfabio Brito Duarte dá a dimensão do projeto. "Sou pai de Samuel Lucas que tem transtorno de comportamento com espectro autista. Depois que passou pelo Centro de Referência de Educação Infantil, ele está mais comunicativo e mais sociável. O melhor de tudo é que Samuel está alfabetizado, já saber ler e escrever, mesmo com suas limitações, mas seu progresso é bem evidente'', afirma o pai contente.

Supervisão

Tudo começou com apenas 12 turmas e, atualmente, recebe todas as crianças da cidade. No total, são 21 salas supervisionadas por 22 professoras e uma psicopedagoga que atua em diversas áreas da educação e têm o papel de analisar as causas dos problemas na aprendizagem.

O desejo da criação de um centro que trabalhasse e realizasse estudos na área da alfabetização surgiu por meio do atual prefeito municipal, Celso Crisóstomo, que prestava assessoria pedagógica em outros Estados do Nordeste e nas conversas com as equipes, discutia sobre a diferença na aprendizagem entre escolas de um mesmo município, principalmente, nas turmas do 1º ano onde o trabalho do professor e o acompanhamento da coordenação se tornam bem intensos.

"Esses espaços teriam como ponto principal o entrosamento entre professores, tendo a troca de experiência e estudos na área de alfabetização e letramento'', explica a educadora Sueli Secundinho que começou a preparação do plano.

O Centro de estudos passou a ser um espaço de experiências, se comprometeu a receber alunos não só do 1º ano do Ensino Fundamental como também os alunos da Educação Infantil.

Motivação

"No início, alguns pais mostraram resistência ao programa, pois o novo causa certo impacto e mostravam receio porque as crianças precisavam se deslocar em ônibus e isso não é um hábito nas escolas do interior'', salienta a atual diretora Odília Katyanne. A equipe começou a selecionar professores com o perfil de alfabetizador para fazer em campo o papel motivacional dos pais.

"A partir de então, começamos a matrícula por adesão e iniciamos as aulas no dia 1º de abril com 510 alunos em 28 turmas com 14 professores, tendo à frente uma equipe de sete coordenadores'', diz a idealizadora.

Análises

Todo o processo foi acompanhando de perto, sendo feitas análises contínuas do desenvolvimento dos níveis de cada turma", diz Júnior Félix coordenador pedagógico. O projeto inicial deste ano conta com setecentas crianças contemplando 10 turmas de infantil 5 e 21 turmas de primeiro no caminho da alfabetização e do letramento.

O projeto foi aprovado pelo Ministério da Educação e posteriormente será colocado na grade curricular das escolas desse nível a partir de 2015 em todo Nordeste, com uma proposta pedagógica avançada no caminho da alfabetização para crianças de ate 07 anos.

O resultado da prova, do Programa de alfabetização na Idade Certa (Paic) rendeu ao município de Canindé, a média de 72% em Português e 70% na disciplina de Matemática, superando os índices anteriores e só se igualando a Sobral, ficando acima de todos as cidades cobertas pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação. Esses dados motivaram ainda mais o departamento de educação a dar seguimento ao projeto pioneiro de alfabetização.

Antonio Carlos Alves
Colaborador
Mais Informações
Centro de Referência Professor Fleury Santos
Rua Presidente Geisel,1732
Canindé–Ceará
Telefone: (85) 8548–7008
Fonte: Diário do Nordeste

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