Professores com vocação alfabetizadora foram capacitados
para atender aos alunos
Fotos: Antonio Carlos Alves
Canindé. Um projeto piloto criado na área educacional
neste município, a 126 quilômetros de Fortaleza, faz a diferença na vida
de muitas crianças. Em fase de alfabetização, elas têm acompanhamento
especial e conseguem aprender a ler em menos de um ano. O programa
funciona em regime de tempo integral, facilitando o contato direto entre
diretores, professores, alunos e pais.
Em Canindé, 700 aprendizes participam pela primeira vez no Ceará de uma
experiência inovadora, criada pelo próprio município. Todas as salas de
aula da escola são do 1º ano e com alunos da mesma idade. "Fiquei muito
feliz quando ela começou a ler. O Projeto é importante e observo um
avanço na educação das crianças", afirma Glauciene Uchôa, mãe da aluna
Gabriela.

O Centro de estudos está comprometido a receber estudantes não
só do 1º
ano do Ensino Fundamental como também os alunos
da Educação Infantil.
Francisca Milena, de apenas sete anos, residente no bairro da
Palestina, já exibe com orgulho o que aprendeu na escola. "Sei fazer o
seu nome e leio o que você escrever", comemora.
Aprendizado
Quem também se sente feliz com o projeto é a mãe da aluna Ana Alice
Dantas Araújo de 06 anos. "Minha filha já sabe ler muitas palavras e
escreve o nome de muitas coisas que encontra na sua frente. Isso nos dá a
certeza que seu futuro será muito promissor'', comemora Carmem Araújo
Dantas.
Maria das Dasdores Pessoa, mãe de Ana Vitoria Pessoa, de sete anos, diz
que morava em Fortaleza e sua filha tinha dificuldades de aprendizagem.
"Em dois anos, não aprendeu o alfabeto. Foi quando tomei conhecimento
do Centro de Referência. Voltei para Canindé e matriculei minha Vitória.
Aqui, em menos de dois meses, ela aprendeu a escrever o nome completo,
os numerais, as vogais. Foi incrível", elogia.
O depoimento de Elisfabio Brito Duarte dá a dimensão do projeto. "Sou
pai de Samuel Lucas que tem transtorno de comportamento com espectro
autista. Depois que passou pelo Centro de Referência de Educação
Infantil, ele está mais comunicativo e mais sociável. O melhor de tudo é
que Samuel está alfabetizado, já saber ler e escrever, mesmo com suas
limitações, mas seu progresso é bem evidente'', afirma o pai contente.
Supervisão
Tudo começou com apenas 12 turmas e, atualmente, recebe todas as
crianças da cidade. No total, são 21 salas supervisionadas por 22
professoras e uma psicopedagoga que atua em diversas áreas da educação e
têm o papel de analisar as causas dos problemas na aprendizagem.
O desejo da criação de um centro que trabalhasse e realizasse estudos
na área da alfabetização surgiu por meio do atual prefeito municipal,
Celso Crisóstomo, que prestava assessoria pedagógica em outros Estados
do Nordeste e nas conversas com as equipes, discutia sobre a diferença
na aprendizagem entre escolas de um mesmo município, principalmente, nas
turmas do 1º ano onde o trabalho do professor e o acompanhamento da
coordenação se tornam bem intensos.
"Esses espaços teriam como ponto principal o entrosamento entre
professores, tendo a troca de experiência e estudos na área de
alfabetização e letramento'', explica a educadora Sueli Secundinho que
começou a preparação do plano.
O Centro de estudos passou a ser um espaço de experiências, se
comprometeu a receber alunos não só do 1º ano do Ensino Fundamental como
também os alunos da Educação Infantil.
Motivação
"No início, alguns pais mostraram resistência ao programa, pois o novo
causa certo impacto e mostravam receio porque as crianças precisavam se
deslocar em ônibus e isso não é um hábito nas escolas do interior'',
salienta a atual diretora Odília Katyanne. A equipe começou a selecionar
professores com o perfil de alfabetizador para fazer em campo o papel
motivacional dos pais.
"A partir de então, começamos a matrícula por adesão e iniciamos as
aulas no dia 1º de abril com 510 alunos em 28 turmas com 14 professores,
tendo à frente uma equipe de sete coordenadores'', diz a idealizadora.
Análises
Todo o processo foi acompanhando de perto, sendo feitas análises
contínuas do desenvolvimento dos níveis de cada turma", diz Júnior Félix
coordenador pedagógico. O projeto inicial deste ano conta com
setecentas crianças contemplando 10 turmas de infantil 5 e 21 turmas de
primeiro no caminho da alfabetização e do letramento.
O projeto foi aprovado pelo Ministério da Educação e posteriormente
será colocado na grade curricular das escolas desse nível a partir de
2015 em todo Nordeste, com uma proposta pedagógica avançada no caminho
da alfabetização para crianças de ate 07 anos.
O resultado da prova, do Programa de alfabetização na Idade Certa
(Paic) rendeu ao município de Canindé, a média de 72% em Português e 70%
na disciplina de Matemática, superando os índices anteriores e só se
igualando a Sobral, ficando acima de todos as cidades cobertas pela
Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação. Esses dados
motivaram ainda mais o departamento de educação a dar seguimento ao
projeto pioneiro de alfabetização.
Antonio Carlos Alves
Colaborador
Colaborador
Mais Informações
Centro de Referência Professor Fleury Santos
Rua Presidente Geisel,1732
Canindé–Ceará
Telefone: (85) 8548–7008
Fonte: Diário do Nordeste
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