A região dos Inhamuns ganha
um Núcleo de Perícia Forense. A unidade foi construída em Tauá e inaugurada na
noite desta sexta-feira. O órgão é vinculado à Secretaria da Segurança Pública
e Defesa Social do Estado (SSPDS) e tem por objetivo atender à população de
forma mais eficiente e eficaz, intensificando o processo de interiorização da
perícia no Estado. Além do IML, foram inauguradas duas áreas de lazer, as novas
instalações do campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A entrega da
Adutora de Engate Rápido de Tauá a partir do Açude Arneiroz II foi adiada. A
obra, entretanto, já entrou em funcionamento e vai evitar o colapso no
abastecimento de água da Cidade.
A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) dispõe de núcleos no Interior nas cidades de Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Sobral e Tauá. O Núcleo vai beneficiar uma população de 322 mil habitantes da região dos Inhamuns, reduzindo a distância entre o usuário e a perícia, aumentando a abrangência de atendimento e minimizando a ocorrência de demandas reprimidas pela dificuldade de assistência dos médicos peritos e legistas.
Serão atendidos 11 municípios: Tauá, Aiuaba, Ararendá, Ipaporanga, Poranga, Arneiroz, Crateús, Independência, Novo Oriente, Parambu e Quiterianópolis. "Toda a demanda desses locais era encaminhada para Iguatu, mas agora haverá facilidade de atendimento e maior comodidade", frisou a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar.
O Serviço de Medicina Legal, localizado no Núcleo de Tauá, realizará exames de corpo de delito em vítimas de lesão corporal, violência sexual, morte violenta, morte suspeita, além de segurados pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causado por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). O esforço do governo é para oferecer um atendimento qualificado, humanizado e privativo, visando minimizar a novas ocorrências com as vítimas.
As práticas periciais que serão realizadas no Núcleo visam aperfeiçoar e dar celeridade às investigações de violência corporal, com técnicas e métodos modernos para apresentar resultados confiáveis, com base científica. A mulher vítima de violência doméstica e a criança vítima de abuso sexual, por exemplo, terão facilitados os atendimentos e as infrações serão apenadas, com a entrega em tempo hábil das provas científicas da materialidade do delito e autoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário