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quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Estudante do Ceará é uma das 18 mulheres aprovadas no ITA no Brasil

Gabriela foi uma das cearenses aprovados no
vestibular do ITA (Foto: Ari de Sá/Divulgação)

Dos 170 alunos aprovados no vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em 2014, 18 são do sexo feminino, dos quais três do Ceará. Gabriela Loiola Vilar, de 19 anos, foi uma das aprovadas no que é considerado o mais concorrido vestibular do País. “A ficha ainda não caiu”, diz, emocionada. Fortaleza foi a cidade que mais aprovou alunos no ITA, com 61 aprovações. São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP) tiveram 25 e 17 selecionados, respectivamente.

Gabriela conta como recebeu a notícia da aprovação. “Eles [servidores do ITA] ligam para todos os aprovados antes da divulgação oficial do site. Acontece que quando as pessoas recebem as ligações, começam a compartilhar no Whatsapp e a gente fica tensa esperando que liguem... é angustiante”. Ela foi aprovada para o curso de Engenharia Civil Aeronáutica, um dos mais disputados do Instituto.

Para chegar a esse resultado, ela conta que não foi fácil. Rotina de nove horas de aulas e atividades extracurriculares. “Eu sempre gostei muito de estudar, especialmente química e matemática. Desde pequena eu participei de  todo tipo de olimpíada, de matemática, informática, física, química, e sempre soube o que queria ser na vida”, revela a estudante. 

“A rotina desses meninos é pesada”, confirma o professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino do Colégio Ari de Sá, onde estuda Gabriela e responsável pela aprovação de 20 alunos no vestibular do ITA. “Não é uma preparação de um ano, a gente começa muito cedo, ainda no Ensino Fundamental, incentivando a participação em olimpíadas. No Ensino Médio a gente começa a focar no ITA, dando ênfase no ensino de matemática, física e química, que no Instituto não tem prova de história, geografia e biologia”, explica.

O professor explica que as aulas de preparação para o ITA começam às 13h30 e se estendem até às 21 horas, com três intervalos. “São cerca de 43 horas semanais. Muitos costumam chegar na escola logo cedo e ficam na biblioteca, estudando com o apoio de monitores”. Por causa desse excesso de atividades escolares, os alunos têm acompanhamento psicológico e incentivo às atividades esportivas e lúdicas. “Eles  participam de campeonatos e torneios. É uma forma de relaxar e intensificar as relações interpessoais”, diz.


Fonte: G1/CE

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