Gabriela foi uma das cearenses aprovados no
vestibular do ITA (Foto: Ari de Sá/Divulgação)
vestibular do ITA (Foto: Ari de Sá/Divulgação)
Dos 170 alunos aprovados no vestibular do Instituto Tecnológico da
Aeronáutica (ITA), em 2014, 18 são do sexo feminino, dos quais três do
Ceará. Gabriela Loiola Vilar, de 19 anos, foi uma das aprovadas no que é
considerado o mais concorrido vestibular do País. “A ficha ainda não
caiu”, diz, emocionada. Fortaleza foi a cidade que mais aprovou alunos
no ITA, com 61 aprovações. São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP)
tiveram 25 e 17 selecionados, respectivamente.
Gabriela conta como recebeu a notícia da aprovação. “Eles [servidores
do ITA] ligam para todos os aprovados antes da divulgação oficial do
site. Acontece que quando as pessoas recebem as ligações, começam a
compartilhar no Whatsapp e a gente fica tensa esperando que liguem... é
angustiante”. Ela foi aprovada para o curso de Engenharia Civil
Aeronáutica, um dos mais disputados do Instituto.
Para chegar a esse resultado, ela conta que não foi fácil. Rotina de
nove horas de aulas e atividades extracurriculares. “Eu sempre gostei
muito de estudar, especialmente química e matemática. Desde pequena eu
participei de todo tipo de olimpíada, de matemática, informática,
física, química, e sempre soube o que queria ser na vida”, revela a
estudante.
“A rotina desses meninos é pesada”, confirma o professor Ademar
Celedônio, diretor de Ensino do Colégio Ari de Sá, onde estuda Gabriela e
responsável pela aprovação de 20 alunos no vestibular do ITA. “Não é
uma preparação de um ano, a gente começa muito cedo, ainda no Ensino
Fundamental, incentivando a participação em olimpíadas. No Ensino Médio a
gente começa a focar no ITA, dando ênfase no ensino de matemática,
física e química, que no Instituto não tem prova de história, geografia e
biologia”, explica.
O professor explica que as aulas de preparação para o ITA começam às
13h30 e se estendem até às 21 horas, com três intervalos. “São cerca de
43 horas semanais. Muitos costumam chegar na escola logo cedo e ficam na
biblioteca, estudando com o apoio de monitores”. Por causa desse
excesso de atividades escolares, os alunos têm acompanhamento
psicológico e incentivo às atividades esportivas e lúdicas. “Eles
participam de campeonatos e torneios. É uma forma de relaxar e
intensificar as relações interpessoais”, diz.
Fonte: G1/CE
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