PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

domingo, 4 de janeiro de 2015

Explosão em queima de fogos deixa 10 pessoas feridas em barco no CE


Dez pessoas que estavam em um veleiro foram atingidas por fogos de artifício, durante as comemorações do Réveillon, na madrugada de quinta-feira (1º), na Praia de Iracema em Fortaleza. De acordo com a empresária Márcia Campos, que estava na embarcação, disse que 48 passageiros estavam dentro do veleiro “Minha Deusa”, quando o comandante do barco se aproximou da queima de fogos.

“Algumas pessoas que estavam dentro do barco ficaram empolgados com a beleza da queima de fogos. Eu achei que o veleiro se aproximou muito. No meio dos fogos, vestígios acabaram caindo dentro do barco. Houve tumulto e muita gente entre jovens, adultos e crianças foram atingidas”, disse a empresária.

Ainda segundo Márcia, os passageiros tiveram queimaduras no rosto, braços, pescoço e pernas e foram encaminhados para hospitais particulares da capital. A empresária acrescenta que por muita sorte os fogos de artifício não atingiram partes inflamáveis da embarcação. “Foi sorte os fogos pegarem só nas pessoas. Fico até agora me perguntando como teria ficado a situação se as velas fossem atingidas. Teríamos todos pulado para o mar”, conta.

Márcia Campos diz que ficou surpresa por não haver boias de sinalização na área da queima de fogos. Ela e outros passageiros que estavam na embarcação acreditam que se houvesse as boias de sinalização o comandante do barco não teria chegado tão perto. “Eu creio que se tivesse sinalização na orla as embarcações não chegariam tão perto da queima de fogos de artifício. Não vi nenhuma sinalização”, afirmou.

O G1 entrou em contato com a prefeitura de Fortaleza para saber se foi providenciado sinalizações no trecho que aconteceu a queima de fogos. A prefeitura informou que não se responsabiliza pelo ocorrido e o trecho marítimo é de responsabilidade da Capitania dos Portos do Ceará.

Aviso aos Navegantes

O comandante Saunders, da Capitania dos Portosdo Ceará, informou que alertou por meio da Operação “Aviso aos Navegantes”, que estavam proibidas a navegação de embarcações nas proximidades da queima de fogos na capital. "Nós avisamos para todas as embarcações do Ceará por meio de nota. Estava proibido o tráfego de embarcações no dia dos testes que ocorreu dia 30 como também no dia 31”, afirmou.

O comandante Saunders informou também que a Capitania dos Portos do Ceará realizou inspeções em algumas embarcações no dia 1º de janeiro e por coincidência o veleiro “Minha Deusa” foi autuada. “Nós fizemos uma vistoria no dia seguinte as festas de fim de ano e verificamos que a embarcação estava com algumas irregularidades. Realizamos inclusive a atuação do veleiro”.

A população pode ajudar a Capitania dos Portos do Ceará a autuar as embarcações. Segundo Saudres, basta telefonar para a capitania nos números (85) 3521-5120 ou 3521-5100. “É importante haver as parcerias. Qualquer pessoa que se sentir lesada em embarcações é só entrar em contato com a gente para que possamos realizar a fiscalização do mesmo”, avisou.

Fonte: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário