PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

domingo, 28 de abril de 2013

Aula divertida

Utilizar o brinquedo na sala de aula facilita o aprendizado de disciplinas diversas

Os estudantes se dedicam às aulas com pecinhas de Lego. Em grupo, eles testam o raciocínio e a imaginação
fotos: Viviane Pinheiro

Tornar o ensino prazeroso não é uma tarefa difícil. Utilizando a experiência lúdica, algumas escolas têm apostado em soluções que aliam a teoria com a prática, estimulando a imaginação e o raciocínio lógico dos estudantes em muitas disciplinas.

Com o material pedagógico e os kits da Lego Education, oferecidos por meio da Zoom Franquia, os estudantes podem exercitar a liderança e a criatividade em temas diversos.

São fascículos, blocos de montar e aparelhos de robótica que dão um tom especial para as atividades desenvolvidas em sala de aula.

Em grupos de quatro pessoas, os alunos desenvolvem diferentes projetos com o Lego Education
fotos: Lucas de Menezes

A supervisora pedagógica do Colégio Ágape, Maria Erivanda Moreira, admite que o começo do projeto na escola, há três anos, gerou muita expectativa. "No início, todos ficamos bastante curiosos. Até os pais tiveram oficinas junto com os alunos", comenta.

Cauê Franco, 9 anos, faz o 5º ano e não esconde sua ansiedade pela aula com as pecinhas de Lego. "O laboratório de robótica é minha aula preferida e só acontece na sexta-feira. Fico a semana toda esperando!", conta.

O Ceará, que já recebia a metodologia desde 2007 através de representantes da franqueadora, acaba de ganhar uma franquia própria para as instituições de ensino da região. Cerca de 110 escolas públicas da Prefeitura de Fortaleza já contam com a tecnologia, além de colégios privados, como é o caso do Ágape.

Metodologia do Lego Education

Na escola municipal de Fortaleza, EMEIF Isabel Ferreira, a novidade também já dá bons resultados. A professora Lorena Rodrigues admite uma melhora no aprendizado de seus alunos. "O projeto ajuda-os a trabalhar em equipe, além de estimular aqueles que não gostam muito de estudar", garante.

A metodologia utilizada pelos professores é composta por quatro etapas. Primeiro é feita uma contextualização do tema estudado, com base nos fascículos. Depois, os alunos iniciam o processo de construção a partir dos materiais de montagem e robótica. Em seguida, acontece a apresentação dos projetos pelos estudantes. E, para finalizar, todos guardam os materiais nas maletas, exercitando a organização e a disciplina.

Cada aluno possui uma função, havendo rotatividade a cada aula. O relator escreve sobre o projeto; o organizador cuida das peças na maleta; o construtor realiza a montagem com o auxílio dos colegas e o apresentador mostra o trabalho para toda a sala.

Para saber mais sobre o Lego Zoom Ceará, é só entrar em contato com Márcio Domingos pelo telefone (81) 9969.8877. Informações também pelo site: http://www.legozoom.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário