PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

sábado, 6 de abril de 2013

Dispara consumo de energia no NE

Maior uso de ventiladores, decorrente das altas temperaturas puxou o consumo no NE FOTO: FABIANE DE PAULA

Rio/Fortaleza
. O consumo de energia no Brasil subiu 0,5% em março, depois de duas altas expressivas em janeiro, de 4,9% e em fevereiro, de 2,8%, refletindo temperaturas atípicas no mês passado, mais baixas do que o habitual. Contra fevereiro, o consumo recuou 1,5%, segundo dados preliminares divulgados hoje pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).

Em compensação, no Nordeste, o consumo de energia disparou 9,9%, por conta das temperaturas mais elevadas, acima de 30 graus, e pela boa performance econômica da região. A região Norte teve alta de 1,6%.

Performance

"O desempenho da carga (de energia) no mês de março deste ano teve como destaque a alta taxa de crescimento positiva do subsistema Nordeste, explicada principalmente pela ocorrência de temperaturas elevadas com prolongamento do período de seca, e a taxa negativa do subsistema Sul, reflexo, principalmente, da ocorrência de baixas temperaturas, atípicas para essa época do ano", destacou o ONS, ontem, em um comunicado.

Depois de um período de seca, os reservatórios das hidrelétricas vêm subindo gradualmente, segundo dados do ONS, com as usinas do Norte do País 93,92% cheias, de acordo com dados de ontem.

A região Nordeste, a que mais consumiu energia em março, está com os reservatórios baixos (43,02%), seguida pelos subsistema Sudeste/Centro-Oeste e Sul, com respectivamente 55,31% e 61,82% de carga hídrica, todos, porém, bem abaixo do nível registrado no mesmo período do ano passado.

Já a região Sudeste/Centro-Oeste, que reúne a maior parte do parque industrial do Brasil, registrou queda de 0,5% no consumo de energia em março último, contra março de 2012. A região Sul teve queda de 4,3%, na mesma comparação, também puxada por quedas de temperaturas e de consumo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário