No Nordeste, 60% dos domicílios não possuem computador. Em
relação à TV
por assinatura, apenas 5,7% dispõem. No País, 54,4% dos
lares têm telefonia fixa
JL Rosa/ Tuno Vieira
Brasília. Pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de
Pesquisa Econômica Aplica) mostrou que, hoje, 9,1% dos domicílios
brasileiros não possuem acesso a qualquer tipo de serviço de
telecomunicações, como telefonia fixa, móvel, TV por assinatura ou
internet. Conforme o Ipea, "uma das primeiras questões gerais que
influencia e é influenciada pelos serviços de telecomunicações,
especialmente o acesso à Internet em banda larga, é a posse de
equipamento de TIC", como o computador.
Atualmente, 51,8% dos lares brasileiros possuem um computador, enquanto
48,1% ainda não dispõem desse tipo de equipamento. Considerando as
regiões do País, o Nordeste é onde há o segundo maior percentual de
domicílios sem computador: 60%. Em seguida, está o Norte, onde 64,7% dos
domicílios não possuem computador. No Centro-Oeste, Sul e Sudeste, esse
percentual é de 54,7%, 46,5% e 45,3%, respectivamente.
Conforme a pesquisa, o custo elevado do aparelho, para 70% dos
entrevistados é determinante para que a compra não seja feita. Para o
Instituto, a posse de um computador é considerada um dos fatores
limitantes do acesso à internet banda larga.
Dos domicílios brasileiros, 40,8% possuem algum tipo de acesso à rede,
seja por meio de linha discada, modens, ou conexão móvel. Esse resultado
não leva em consideração a conexão que pode ser feita por meio de
celulares.
Telefonia móvel
O estudo do Ipea revelou ainda que dentre todos os serviços avaliados, a
telefonia móvel foi considerada a de pior qualidade. Mesmo assim, 65,5%
dos usuários avaliam o serviço de seus celulares como "bom". O número,
de acordo com o Ipea, é alto porque considera tanto usuários pós-pagos
como os pré-pagos que fazem menor uso dos recursos das operadoras. Esse
tipo de contratação, sem conta, representa 82,5% do total de clientes
das operadoras.
"Como as maiores reclamações desse setor estão relacionadas com a
cobrança, muito provavelmente, se tivéssemos analisado esses grupos
individualmente os consumidores do pós-pago estariam menos satisfeitos",
disse João Maria de Oliveira, técnico de planejamento e pesquisa do
Ipea, responsável pelo estudo.
Os usuários dos outros serviços apresentam grau de satisfação superior.
Para 72,9% dos clientes da telefonia fixa, o serviço foi considerado
bom. Essa percepção positiva, nos contratos de TV por assinatura, chega a
87,1% dos usuários.
No entanto, 45,6% dos domicílios pesquisados não contam com o serviço
de telefonia fixa. Conforme dados da Anatel, esse número vem crescendo
no País nos últimos anos. Na pesquisa realizada pelo Ipea, ao serem
questionados sobre o motivo para não contratar os serviços, 59,4% dos
respondentes afirmaram que a comunicação via aparelho móvel (celular)
substitui o telefone fixo.
Combos
A ampla maioria dos brasileiros ainda paga por seus serviços de
telecomunicações de forma separada, ou seja, sem assinatura de combos,
que unem diversos serviços em um só pacote.
Esses contratos feitos individualmente representam a opção de 70,6% dos
domicílios brasileiros, enquanto 19,7% assinam combos e 9,1% não
utilizam nenhum serviço pago de telecomunicações.
TV Por Assinatura
A TV por assinatura ainda não é muito popular nas residências
brasileiras. Esses contratos são feitos por 26,6% dos lares, enquanto o
acesso a TV aberta está em 90,5% das casas.
O Nordeste é a região com o maior percentual de domicílios que possuem
apenas TV aberta: 87,7%. Conforme o Ipea, apenas 5,7% dos lares da
Região dispõem apenas de TV por assinatura, enquanto 6,5% possuem TV
aberta e TV por assinatura.

Fonte: Diário do Nordeste
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