Com a carcaça de plástico, o 5c foi lançado como uma versão
mais barata do iPhone para mercados emergentes
Com vendas abaixo do esperado, o iPhone 5c, o modelo mais barato dentre
os dois últimos smartphones lançados pela Apple em 2013, estaria com
estoques encalhados. A informação foi dada pelo site de tecnologia
Digitimes, de Taiwan.
De acordo com o site, os modelos iPhone 5c parados já totalizaram três
milhões de unidades, sendo que dois milhões estariam na ODM Pegatron
Technology, uma das montadoras dos aparelhos, e outro milhão estaria nas
mãos de distribuidores e operadoras. O site Digitimes cita fabricantes
da cadeia de fornecimento dos smartphones como fontes. O site diz que a
Apple não comentou as informações.
No fim de janeiro, a empresa divulgou vendas de 51 milhões de iPhones
para o último trimestre de 2013, um aumento em relação aos 47,8 milhões
do mesmo período no ano anterior. A Apple, porém, não especificou o
quanto cada modelo do aparelho vendeu, limitando-se a dizer que o iPhone
5s tinha superado o 5c "pesadamente". A empresa disse, entretanto, que o
motivo havia sido o interesse excepcional no modelo mais caro e não que
o 5c tinha vendido pouco.
Em outubro, a Apple reduziu em 20% o número de pedidos do modelo 5c a
fornecedores como a Pegatron. Citado pelo site Tudo Celular, Ken Segall,
ex-executivo de publicidade da Apple, Steve Jobs estava certo e a Apple
deveria continuar focando apenas em aparelhos topo de linha, por mais
que isso signifique participações menores de mercado em países
emergentes.
Para muitos analistas, o preço do iPhone 5c foi considerado caro ao se
levar em conta a configuração que o celular oferece (em termos de
especificações, é praticamente igual ao iPhone 5, lançado em 2012),
especialmente em mercados emergentes. No Brasil, a versão de 16
gigabytes custa R$ 1.999 enquanto a de 32 gigabytes sai por R$ 2.399.
Fonte: Diário do Nordeste
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