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terça-feira, 18 de março de 2014

Tamboril realiza projeto modelo

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Por meio da Educação Contextualizada, alunos e famílias das 41
 escolas da zona rural têm sido envolvidos em atividades modulares
FOTO: SILVANIA CLAUDINO 
 
Tamboril Dois dias de intercâmbio e troca de experiências marcou a comemoração da universalização do "Projeto Educação Contextualizada - convivendo com o semiárido" na zona rural, e os sete anos da ação, que é modelo neste município para o Nordeste e o País.

Além de Tamboril, participaram também gestores e educadores dos municípios de Nova Russas, Quiterianópolis, Independência, Ipaporanga, Limoeiro, Sobral e Itapipoca, bem como educadores de alguns municípios dos Estados da Bahia e Piauí. Nos municípios desta região a proposta da educação que convive com o semiárido já se inicia, sendo mais avançada em Quiterianópolis e também em Independência.

O modelo, que cresce na região e no Nordeste, visa se tornar política pública educacional municipal. A Cáritas Diocesana coordena o projeto, em parceria com as Prefeituras Municipais e patrocínio da Petrobras. Projeto Dom Hélder Câmara, Escola Família Agrícola Dom Fragoso e Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) também são parceiros na iniciativa.

Contextualização

Por meio da Educação Contextualizada alunos e famílias das 41 escolas da zona rural têm sido envolvidos em atividades modulares que valorizam e destacam o semiárido, facilitando o aprendizado e a convivência de todos nesta região, em que água não é algo muito fácil. São 291 educadores, que passam por uma formação continuada na nova proposta para repassar aos 3.214 alunos e seus familiares.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os módulos de formação são direcionados ao reconhecimento de princípios históricos e geográficos da região semiárida, suas características geofisiológicas, climáticas, ambientais, sócio-políticas, econômicas e cultural, potencializando as vocações humanas e geográficas através das diversas experiências alternativas de convivência com o semiárido. Seis eixos temáticos compõem a proposta, implantada na rede municipal de ensino da zona rural de Tamboril. A partir deste ano começa a sensibilizar professores e alunos da zona urbana: planejamento, contação de histórias e dinâmica de grupo, convivência com semiárido, soberania e segurança alimentar, agricultura familiar e agroecologia.

Faltam apenas as quatro escolas da sede para completar a educação contextualizada no município. "É um novo jeito de educar, que nasce do próprio chão, partindo da nossa realidade e tem como objetivo fazer com que a pessoa conhece o seu habitat, valorize e nele se fixe. Somos modelo em nível nacional, já apresentamos a experiência em vários locais e temos professores fazendo pesquisas e teses de mestrado e doutorado sobre a proposta, que aqui no município universalizaremos", ressalta a secretária de Educação, Graça Farias.

Para o prefeito de Tamboril, Ramiro Júnior, o projeto de educação contextualizada traz grandes avanços, especialmente na formação da consciência crítica de alunos, professores e as famílias de um modo geral.
"É um referencial forte e forma o cidadão crítico no seu meio, com foco no conhecimento da realidade, além de ultrapassar os muros da escola. Investimos porque vimos a importância da proposta", destaca o prefeito de Tamboril. A experiência serve de referência para outras unidades, pela viabilidade da metodologia utilizada.
 
Fonte: Diário do Nordeste.

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