Por meio da Educação Contextualizada, alunos e famílias das 41
escolas da zona rural têm sido envolvidos em atividades modulares
FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Tamboril Dois dias de intercâmbio e troca de
experiências marcou a comemoração da universalização do "Projeto
Educação Contextualizada - convivendo com o semiárido" na zona rural, e
os sete anos da ação, que é modelo neste município para o Nordeste e o
País.
Além de Tamboril, participaram também gestores e educadores dos
municípios de Nova Russas, Quiterianópolis, Independência, Ipaporanga,
Limoeiro, Sobral e Itapipoca, bem como educadores de alguns municípios
dos Estados da Bahia e Piauí. Nos municípios desta região a proposta da
educação que convive com o semiárido já se inicia, sendo mais avançada
em Quiterianópolis e também em Independência.
O modelo, que cresce na região e no Nordeste, visa se tornar política
pública educacional municipal. A Cáritas Diocesana coordena o projeto,
em parceria com as Prefeituras Municipais e patrocínio da Petrobras.
Projeto Dom Hélder Câmara, Escola Família Agrícola Dom Fragoso e Rede de
Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) também são parceiros na
iniciativa.
Contextualização
Por meio da Educação Contextualizada alunos e famílias das 41 escolas
da zona rural têm sido envolvidos em atividades modulares que valorizam e
destacam o semiárido, facilitando o aprendizado e a convivência de
todos nesta região, em que água não é algo muito fácil. São 291
educadores, que passam por uma formação continuada na nova proposta para
repassar aos 3.214 alunos e seus familiares.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os módulos de
formação são direcionados ao reconhecimento de princípios históricos e
geográficos da região semiárida, suas características geofisiológicas,
climáticas, ambientais, sócio-políticas, econômicas e cultural,
potencializando as vocações humanas e geográficas através das diversas
experiências alternativas de convivência com o semiárido. Seis eixos
temáticos compõem a proposta, implantada na rede municipal de ensino da
zona rural de Tamboril. A partir deste ano começa a sensibilizar
professores e alunos da zona urbana: planejamento, contação de histórias
e dinâmica de grupo, convivência com semiárido, soberania e segurança
alimentar, agricultura familiar e agroecologia.
Faltam apenas as quatro escolas da sede para completar a educação
contextualizada no município. "É um novo jeito de educar, que nasce do
próprio chão, partindo da nossa realidade e tem como objetivo fazer com
que a pessoa conhece o seu habitat, valorize e nele se fixe. Somos
modelo em nível nacional, já apresentamos a experiência em vários locais
e temos professores fazendo pesquisas e teses de mestrado e doutorado
sobre a proposta, que aqui no município universalizaremos", ressalta a
secretária de Educação, Graça Farias.
Para o prefeito de Tamboril, Ramiro Júnior, o projeto de educação
contextualizada traz grandes avanços, especialmente na formação da
consciência crítica de alunos, professores e as famílias de um modo
geral.
"É um referencial forte e forma o cidadão crítico no seu meio, com foco
no conhecimento da realidade, além de ultrapassar os muros da escola.
Investimos porque vimos a importância da proposta", destaca o prefeito
de Tamboril. A experiência serve de referência para outras unidades,
pela viabilidade da metodologia utilizada.
Fonte: Diário do Nordeste.
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