PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Artesão mantém produção de ladrilhos no interior no Ceará

 

Em Barbalha, município distante 505 quilômetros de Fortaleza, na região do Cariri, funciona uma das únicas fábricas de ladrillhos do Ceará. Quem mantém a tradição é o seu Jaime, 70, e que há 53 anos insiste manter a última prensa em atividade na região.

Para fabricar os ladrilhos, a tinta é alemã e o cimento vem do Paraíba e do Rio de Janeiro. Diferentemente da telha e do tijolo que são levados ao forno, o ladrilho, depois de preparado, descansa por 8 horas imerso em água. Um trabalho manual cansativo e pouco lucrativo. Seu Jaime conta que a peças peças mais caras fabricadas por ele custam R$ 40 o metro quadrado. "São feitas exclusivamente de cimento branco, que é muito mais caro."

Até a década de 70, as fábricas de ladrilhos estavam localizadas principalmente na região do Cariri, nos municípios de Crato, Barbalha, Brejo Santo e Missão Velha. As indústrias de cerâmicas fez sumir uma profissão que atravessou séculos e cujo trabalho, que mistura técnica e arte, ainda pode ser visto no piso de muitas casas antigas no interior do Ceará.

Fonte: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário