PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

quinta-feira, 20 de março de 2014

Católicos de Monsenhor Tabosa fundarão memorial

Image-0-Artigo-1569516-1 
O sacerdote morreu, mas deixou defensores de suas causas, 
como a sustentabilidade ambiental, propagando
 seus ideais por meio de ações como caminhadas 

Monsenhor Tabosa. No próximo sábado ocorrerá neste município a inauguração do Instituto Social Cultural de Apoio à Vida Padre Alcides Tres e do Memorial de Padre Alcides Tres. A entidade é uma homenagem ao religioso que foi pároco da Paróquia de São Sebastião durante 18 anos. Ele era muito querido por toda a comunidade católica da localidade.

A Câmara Municipal, inclusive, aprovou dois projetos de lei, homenageando o padre: um bairro da cidade leva o seu nome e o dia 22 de março - data da sua morte - é feriado municipal. Ele faleceu ano passado, sendo sepultado na Igreja Matriz de São Sebastião, onde sua lápide já se tornou local de visitação.

A programação consta de solenidade de inauguração, que será realizada às 17 horas, porém o Instituto estará aberto para visitação a partir das 9 h da manhã. À noite, às 19 horas, será celebrada a missa de um ano de falecimento do religioso na Igreja Matriz da cidade.

Mostra

Na sede do Instituto haverá exposição dos objetos pessoais e litúrgicos de Padre Alcides, como também apresentação de suas ideias, nas práticas em desenvolvimento, como mudas de plantas, dicas para o uso das plantas medicinais e alimentação alternativa.

De acordo com a presidente do Instituto Social Cultural de Apoio à Vida Padre Alcides Tres, Ana Lúcia Souza, a entidade atuará no município com o objetivo de promover ações de cidadania através da democratização do acesso da população local e regional, das diversas expressões artísticas e culturais, ligadas aos setores de artes, culinária, literatura, artesanato, meio ambiente e música.

"O Instituto nasce com a proposta de favorecer a formação para a população dentro de uma proposta social e cultural, bem como propiciar um ambiente salutar de troca de experiências do convívio humano e de cidadania, buscando alternativas sustentáveis com práticas saudáveis na convivência com o meio ambiente", destaca.

A expectativa é de que durante todo o dia o local receba um grande número de visitantes, tanto do próprio município, como da região, já que ao religioso e suas ideias voltadas para a preservação e promoção do meio ambiente foram bastante disseminadas em toda a região.

O Instituto Social Cultural de Apoio à Vida Padre Alcides Tres rememora tanto o religioso como as suas práticas. Ana Lúcia conta ainda que durante essa semana as escolas da rede pública e privada do município de Monsenhor Tabosa realizam atividades e seminários com os estudantes enfocando a vida do religioso, sua história, alcance e contribuição para o município.

Um livro, em literatura de cordel, intitulado 'Exemplo de humildade' já foi lançado na cidade de Monsenhor Tabosa acerca da história de padre Alcides.

Defensores

Ainda segundo a presidente do Instituto Social Cultural de Apoio à Vida Padre Alcides Tres após a morte do sacerdote a Paróquia continuou a defender os princípios que ele defendia, voltados para a sustentabilidade ambiental e promoção da qualidade de vida junto às comunidades da região.

Várias atividades continuaram a ser desenvolvidas nessas áreas, como caminhadas em prol da vida, exposição de produtos naturais e por último, uma formação com o tema 'Utilização dos remédios naturais e alimentação alternativa', cujo certificado será entregue aos participantes no sábado. Parcerias do Instituto com diversos órgãos deverão ser formadas a fim de dinamizar as ações e atividades.

Origem

Padre Alcides Tres nasceu em 2 de setembro de 1941 na Serra Gaúcha, na cidade de Cotiporã. Descendente de italianos veio para a Diocese do município de Crateús em 1982, após conhecer Dom Antônio Fragoso (na época bispo) em um Seminário no Rio Grande do Sul.

Conversando pessoalmente com o religioso se identificou com a caminhada da Diocese de Crateús e Dom Fragoso o convidou para fazer uma experiência na Diocese.

Após a visita às Paróquias da Diocese, encantou-se com o trabalho voltado para as comunidades, ao povo sofrido da região dos Inhamuns e pediu o desligamento da Congregação da qual fazia parte, vindo trabalhar na Diocese de Crateús colocando-se à serviço dos mais pobres.

Vida religiosa

Foi ordenado Padre por Dom Fragoso no dia 31 de março de 1984 na Paróquia de Tauá, onde ficou durante cinco anos. Depois foi Vigário Auxiliar na Paróquia de Tamboril de 1990 à 1994.

Chegou em Monsenhor Tabosa aos 17 de julho de 1994, onde foi acolhido com alegria e desenvolveu um trabalho de muita importância. Percebeu os desafios e procurou se relacionar e fazer um trabalho de parceria entre as comunidades, cidade e assentamentos.

O religioso realizou vários trabalhos de intensa evangelização, catequese, implantou pastorais, construiu templos, despertou e incentivou os paroquianos para as práticas de sustentabilidade ambiental, entre várias outras ações.

Mais informações:

Instituto Social Cultural de Apoio à Vida Padre Alcides Tres e Memorial de Padre Alcides Tres, rua Manoel Cursino de Melo, 310, Centro
Telefone: (88) 3696.1641

Silvânia Claudino
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário