O dia de São José pode trazer mais do que chuva para os cearenses que
estão desde segunda-feira enfrentando problemas com o sinal das
operadoras de telefonia móvel. Os moradores de Jaguaribara, distante 216
km de Fortaleza, estavam ontem, 18/3, sem os serviços da operadora TIM.
“Basta chover forte que falta sinal da operadora some”, afirma Jesus
Carneiro, morador da região.
“Se a chuva for muito intensa,
pode mesmo causar algum tipo de bloqueio no serviço, que funciona como
um sistema de radiofrequência”, aponta Glaucionor Oliveira, chefe do
Departamento de Telemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
“As
gotas de chuva interferem na propagação das ondas e afetam a
comunicação entre a torre transmissora e os aparelhos”, complementa.
Segundo o professor, o princípio é o mesmo em relação a televisão via
satélite, que sai do ar quando o céu está muito nublado.
“Não
há muito o que fazer, porque é uma questão climática. Nos estados que
chovem mais, os episódios de queda de sinal são mais frequentes”,
afirma.
Uma alternativa para evitar situações como ligações
caindo na caixa postal sem toque de chamada ou ausência de conexão seria
a implantação de um sistema ótico de emissão de antenas com laser. “Mas
isso é uma tecnologia do futuro para a qual ainda não há aparelhos
disponíveis”, acrescenta.
Conforme o especialista, as causas
mais comuns de interrupção são a falta de energia elétrica no sistema
telefônico e fatores físicos, como o rompimento dos cabos de fibra
ótica.
Providências
A TIM
informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que, no caso
específico de Jaguaribara, o problema foi causado pela queima de uma
peça no equipamento que atende o município, problema que foi sanado com a
visita dos funcionários da empresa.
Em relação às
interrupções do serviço constatadas por alguns usuários na capital,
informou que, em virtude das fortes chuvas que estão ocorrendo no
estado, é possível ocorrer pane nos equipamentos, os quais seriam
sensíveis a variações climáticas, como a precipitação de fortes chuvas
ocorridas recentemente no estado.
A Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) disse não ter recebido o relatório da
interrupção de serviços da TIM, o que deve ser feito nos próximos dias.
Quando acontecem lapsos como os de ontem, a operadora é obrigada a
comunicar o problema a Anatel e dar informações como a quantidade de
pessoas afetadas e o tempo de restauro do sistema, dentre outras. Essas
informações são analisadas por técnicos da agência e tramitam por meio
de processos que geralmente resultam em multas aplicadas às prestadoras.
Sugestão do leitor
Esta matéria foi sugerida pelo leitor Jesus Carneiro
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vocefazopovo@opovo.com.br
ou ligue para: 3254 1010 Opção 3
SERVIÇO
Para fazer queixas à Anatel
Site:http://goo.gl/43t1W0
Telefone: 1331
A ligação é gratuita
Fonte: O Povo Online
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