PAUSE PARA LER OS CONTEÚDOS

quarta-feira, 19 de março de 2014

Chuva pode afetar sinal das operadoras

 

O dia de São José pode trazer mais do que chuva para os cearenses que estão desde segunda-feira enfrentando problemas com o sinal das operadoras de telefonia móvel. Os moradores de Jaguaribara, distante 216 km de Fortaleza, estavam ontem, 18/3, sem os serviços da operadora TIM. “Basta chover forte que falta sinal da operadora some”, afirma Jesus Carneiro, morador da região.

“Se a chuva for muito intensa, pode mesmo causar algum tipo de bloqueio no serviço, que funciona como um sistema de radiofrequência”, aponta Glaucionor Oliveira, chefe do Departamento de Telemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

“As gotas de chuva interferem na propagação das ondas e afetam a comunicação entre a torre transmissora e os aparelhos”, complementa. Segundo o professor, o princípio é o mesmo em relação a televisão via satélite, que sai do ar quando o céu está muito nublado.

“Não há muito o que fazer, porque é uma questão climática. Nos estados que chovem mais, os episódios de queda de sinal são mais frequentes”, afirma.

Uma alternativa para evitar situações como ligações caindo na caixa postal sem toque de chamada ou ausência de conexão seria a implantação de um sistema ótico de emissão de antenas com laser. “Mas isso é uma tecnologia do futuro para a qual ainda não há aparelhos disponíveis”, acrescenta.

Conforme o especialista, as causas mais comuns de interrupção são a falta de energia elétrica no sistema telefônico e fatores físicos, como o rompimento dos cabos de fibra ótica.

Providências

A TIM informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que, no caso específico de Jaguaribara, o problema foi causado pela queima de uma peça no equipamento que atende o município, problema que foi sanado com a visita dos funcionários da empresa.

Em relação às interrupções do serviço constatadas por alguns usuários na capital, informou que, em virtude das fortes chuvas que estão ocorrendo no estado, é possível ocorrer pane nos equipamentos, os quais seriam sensíveis a variações climáticas, como a precipitação de fortes chuvas ocorridas recentemente no estado.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse não ter recebido o relatório da interrupção de serviços da TIM, o que deve ser feito nos próximos dias. Quando acontecem lapsos como os de ontem, a operadora é obrigada a comunicar o problema a Anatel e dar informações como a quantidade de pessoas afetadas e o tempo de restauro do sistema, dentre outras. Essas informações são analisadas por técnicos da agência e tramitam por meio de processos que geralmente resultam em multas aplicadas às prestadoras.

Sugestão do leitor

Esta matéria foi sugerida pelo leitor Jesus Carneiro
Para sugerir uma pauta envie e-mail para
vocefazopovo@opovo.com.br
ou ligue para: 3254 1010 Opção 3

SERVIÇO

Para fazer queixas à Anatel
Telefone: 1331
A ligação é gratuita

Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário